O "Boneco" de Video-Game

 Bruno Filho

Não há nada mais perfeito do que uma partida de futebol jogada no vídeo-game.Estádios,gramados,sempre com público total,jogadas altamente técnicas.Erros só pela interferência humana.Minha,por exemplo ,que não sei mexer no joystick. Lá encontramos jogadores de futebol infalíveis.

Nos campos hoje em dia,temos um ser humano que se aproxima disso, e a cada dia vem quebrando recordes em cima de recordes,conseguindo marcas improváveis e que pareciam impossíveis a olho nú. Porém, estão ocorrendo dia a dia e parece que vem muito mais pela frente.

O jogador de futebol,não lida somente com a bola.Tem que cuidar da parte clínica,física e emocional que são inerentes à sua carreira.Lembremos por exemplo do gênio Garrincha,que sofreu a vida inteira com problemas crônicos no joelho os quais não o deixaram ser maior do que foi.

Sócrates, um dos 5 maiores jogadores que vi na minha vida,não cuidava de seu lado físico.Fumante inveterado e um declarado alcóolatra,tinha atuações fenomenais, mas seu físico não suportava um rítmo mais forte.Emocionalmente, nada melhor do que exemplificar com Diego Maradona.

Então,falemos de Lionel Messi,esse pequeno argentino de apenas 25 anos de idade,que já é o maior artilheiro do Barcelona de todos os tempos,mesmo não sendo atacante,nunca se envolveu em nenhuma polemica,tem um preparo físico invejável e nunca se machucou com gravidade.

Teve um problema no joelho que assustou alguns dias atrás, de repente apareceu curado e jogando a mesma coisa.Tornou-se o maior artilheiro do mundo em um só ano, chegando a 86 gols marcados e superando Gerd Muller,alemão do Bayern de Munique, que em 1972 marcou 85 gols.

Messi nunca chegará a ser Pelé,por dois motivos básicos.Primeiro,começou a fazer sucesso um pouco mais tarde e não chegará nos 1300 gols,até porque não é atacante e o futebol mudou muito no aspecto tático,hoje é tudo mais embaralhado.Não há mais espetáculo.

Em segundo lugar, ele nunca será tri-campeão mundial de futebol com a seleção.É capaz inclusive de nunca ganhar um título sequer com os “Hermanos”, mas Messi é perfeito.Eu afirmo, ele é melhor que Maradona, um Zico melhorado algumas vezes, se é que isso é possivel.

Torço pelo garoto de ouro argentino.Em todos os jogos do Barça que posso assistir,quero ver aquelas “diabruras” que ele proporciona em campo e peço que o tempo não passe.O futebol precisa desses artistas para crescer mais do que já cresceu.O futebol tem que sobreviver.O futebol é imortal.

Vai ganhar,agora em Janeiro,o quarto titulo consecutivo de melhor do mundo,algo inedito em termos de futebol e se continuar assim, ganhará 10 vezes.Messi é imbatível, insuperável, tem cola nos pés e fulmina seus marcadores com o olhar da águia que visualizou sua prêsa.

Não há como parar Messi.Ainda bem que há como parar a Argentina.É isso que temos que fazer em 2014.Paremos a Argentina,pois se formos correr atrás do”Pibe de Ouro”eles levam a Taça de dentro da nossa casa.Quero ve-lo bem longe de nossa área, pelo amor de Deus !

Infelizmente, com todo o respeito que tenho com a “Cegonha”ela poderia ter derrubado o pequeno gigante um pouco mais prá cá.Quem sabe em Foz do Iguaçú ele seria brasileiro. Não ia sobrar nada prá ninguém. Uma arte que não temos.Vamos controlar a “Pachecada”.Não temos ninguém desse “calibre”.

Já sei.Muitos balançando a cabeça pois estou me esquecendo de Neymar.Grande jogador, futuro brilhante, mas anos-luz atrás do argentino.Que me desculpem os que tem opinião contrária, mas Messi não é desse mundo como Pelé não era.Pelé era extra-terrestre, Messi saiu de dentro de um Nintendo.

Bruno Filho,jornalista e radialista,que viu Pelé,Garricha,Zico,Cruyff,Zidane,Platini,George Best…Maradona e Messi !