John Lennon: O Dia em que Virei Adolescente

Bruno Filho

Sou da geração que mudou o mundo.Vimos tudo acontecer, e entre essas coisas todas o surgimento e a extinção do maior grupo musical de todos os tempos,os cabeludos, os rapazes de Liverpool,os inatingíveis “The Beatles”,um grupo que seria por exemplo a reunião de 4 Roberto Carlos, imaginaram ?

Entre eles, um líder nato.QI acima da média, músico extraordinário e compositor da maioria das letras que estavam nas músicas executadas.Para falar de liberdade e acabar com o preconceito casou-se com uma japonesa,abrindo mão das milhares de européias e americanas que o desejavam.

A intençao era fugir do protótipo que queriam lhe impor,era contra a mesmice e a vulgaridade empoeirada das tradições,enfim era John Lennon, único. Entrou na minha vida logo cedo por influência de irmão mais velho, primos e primas que faziam a vitrola girar com seus discos 24 horas por dia.

Mas, uma certa noite escuto uma conversa no quintal da minha casa entre meu irmão e seus amigos de que o cinema exibiria um filme,o último do grupo chamado “Let It Be”, titulo de uma canção famosa.Interessado demais,apareci no local e fui convidado a me retirar de lá ! Coisa de irmão mais velho.

Comecei a atormentar o Chico,afinal dormia no mesmo quarto que meu amado irmão.Atormentei também o Pacheco,seu melhor amigo,que me defendia sempre e que me adorava.Através disso,consegui.Chegou o dia e eu do alto de meus 13 anos de idade fui ao cinema com os mais velhos…vitória.

Chegando lá,uma fila enorme,Cine Marrocos,Rua Conselheiro Crispiniano, ainda tinhamos cinema no centro da cidade de São Paulo.Eu com o dinheiro no bolso aguardando meu irmão comprar os ingressos.Glória…lá vem ele, entramos para a sessão.Beatles na minha frente a poucos metros num telão enorme.

Não precisa dizer mais nada,virei adolescente e cresci. Depois de lá, eu era adulto, e aí como fã esperei ,esperei, e eles nunca vieram ao Brasil.Aliás o grupo acabou depois daquele filme e nunca mais gravou nada.Acho que nem precisava,o que fizeram atravessou gerações.

O dia de hoje me fêz ter esta reflexão, pois 32 anos atrás o meu ídolo foi assassinado, e até hoje não sei o motivo.Se foi paixão,ódio,psicopatia…sei que John foi morto e tinha apenas 40 anos de idade.Mick Jagger vai completar 70 e ainda canta pelo mundo…

Nunca entendi muito bem se Lennon foi exemplo, muitas das coisas que ele fazia e pregava eu sou contra,mas a magia e carisma superavam tudo isso.Gênio da música, insuperável no meu ponto de vista.Um dia fui ler a tradução de “Imagine”, talvez a sua maior inspiração…

Comecei a entender o que era a cabeça do inglês.Se você ainda não fez isso, faça.Traduza “Imagine”, e veja se eu não tenho razão.Não houve melhor dia para que eu virasse adolescente.Fui um privilegiado.Tem gente que vira adolescente ouvindo Luan Santana.Faz parte da vida !

Bruno Filho,jornalista e radialista,que viu também Rolling Stones,Yes,Pink Floyd,Genesis,pode parar ?…Deep Purple…

[email protected]
Twitter:BrunoFComenta