´Leão´ pegou ´fantasma´

Arimatea Sousa

Apertando o nó

O Tribunal de Contas do Estado deverá mudar a sistemática de apreciação das contas municipais no que diz respeito aos recolhimentos previdenciários.
O atraso no pagamento da parte patronal – ou a apropriação indébita dos valores descontados nos contracheques dos servidores – implicará na rejeição das contas.
Até este ano, o TCE admite o parcelamento dos valores recolhidos, o que remete a conta para o sucessor.
Extra
O Tribunal de Contas do Estado realiza uma inspeção especial na prefeitura campinense.
A finalidade é apurar denúncias de concessões ´magnânimas´ para a quitação de tributos em atraso.

Alerta
Não está sendo realizado com a rapidez necessária o serviço de manutenção do sistema de bombeamento que traz a água tratada da barragem de Boqueirão para Campina.

Voo mais alto
O deputado Manoel Ludgério (PEN) cogita disputar um mandato de deputado federal em 2014.

Salto
O vereador Antonio Pereira (PMDB), não reeleito este ano para a Câmara campinense, já avisou que tentará uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014.

Gente com força
O Estado da Paraíba conta com pouco mais de 300 mil servidores públicos, considerando os três níveis de governo (federal, estadual e municipal).

Rótulo
Em renovadas oportunidades, o prefeito Veneziano insistiu que a eleição deste ano em Campina seria “plebiscitária”.
Ou seja, a sua administração seria avaliada pelo eleitorado.

Diferenciação
Mas em entrevista, há poucos dias, o discurso foi alterado: “Avaliações administrativas são diferentes de escolhas políticas”, teorizou o ‘V’.

´Na agulha´
O ex-secretário de Educação do Estado, Harrison Targino, é o nome mais cotado para assumir a Secretaria de Administração no Governo Romero.

Nova destinação
Tem obtido grande repercussão nas publicações especializadas o ‘tabaco energético’, uma variedade de fumo desenvolvida na Itália e que se adaptou bem às terras do Rio Grande do Sul.

O detalhe
A planta não serve para a fabricação de cigarros, mas é rica em óleo para a produção de biocombustíveis.

Garimpo
O TSE promoveu na última semana o congresso ´ Democracia Representativa e Cidadania´.
Cabe extrair dois trechos da participação dos ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim e Ayres Britto.

Você decide
“Um candidato que desfila pela passarela de itens do Código Penal pode representar o povo?” – indagou Ayres para realçar a importância da Lei da Ficha Limpa.

Mudança
“As coisas estão se depurando. O país está mudando culturalmente de mentalidade. Os comportamentos não são mais acidentais, mas são conscientes”, atestou Ayres.

´Parecer´
Jobim chamou a atenção diretamente dos membros da Corte Eleitoral: “Não existe ação de abuso de poder econômico contra candidato que perde eleição. O TSE tem que se cuidar para não ser o terceiro turno da eleição”.

Tudo azul
Estão na base do vento ´pra lá de a favor´ as relações entre o deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo, e a família Ribeiro (Enivaldo e Daniella).

O príncipe´
“O PT abdicou de ter um projeto reformador para o País e ficou com um projeto de poder. Com isso, o partido criou um quadro degradante que envergonha a todos nós”.
Fernando Henrique Cardoso.

´Senha´
Ao lançar na última quinta-feira os Indicadores do Desempenho dos Gastos Públicos em Educação (IDGPB), o presidente do TCE-PB, Fernando Catão, grifou que essas ferramentas “são trilhas para futuras auditorias”.

O detalhe
A citada solenidade foi ´despovoada´ de conselheiros, em função da discussão acalorada, na véspera, entre Catão e o conselheiro Artur Cunha Lima.

Domingo filosófico
“O amor começa quando uma pessoa se sente só; e termina quando uma pessoa deseja estar só”. (Tolstói, escritor russo).

Novo destino
O ex-deputado federal Walter Brito Neto, que transitou nos últimos meses pelo PMDB, avança nos entendimentos para se filiar ao PMN.

Da boca de…
“… A letargia do governo federal assusta, destrói e mata…” (senador Cássio, na tribuna do Senado, acerca da demora nas medidas em socorro aos flagelados pela seca no Nordeste).
Contrato fraudulento

Um médico da região de Campina Grande caiu na ´malha fina´ do Leão do Imposto de Renda. Surpreso com o fato – até porque o ressarcimento cobrado passa dos R$ 40 mil -, ele chegou a uma situação curiosa: o seu CIC (CPF) estava cadastrado como contratado por uma prefeitura da região, tendo ´recebido´ pagamentos ao longo do ano passado.
O profissional já mobilizou um advogado para que a Secretaria de Saúde esclareça a contratação ´fantasma´ e certifique quem se apropriou de valores pagos ilegal e fraudulentamente.

Que fim levou a comissão interpoderes do Estado?…