O presidente do PTB, Roberto Jefferson, anunciou nesta terça-feira (18/05) que será encaminhado à Comissão de Ética do partido processo de expulsão do deputado Eduardo Costa, do Pará. O deputado desrespeitou orientação da Executiva Nacional do PTB contrária ao projeto de lei 399/2015, que viabiliza a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis em sua formulação. A votação aconteceu na manhã desta terça-feira na Comissão Especial de análise do projeto, e o deputado Eduardo Costa votou a favor do projeto.
Para o presidente do PTB, a atitude do deputado Eduardo Costa representa uma posição pessoal dele e que se contrapõe às orientações partidárias. Roberto Jefferson, em comunicado aos membros do Diretório Nacional, lamentou que deputados petebistas estejam adotando posicionamentos particulares que atrapalham o esforço de todo o partido pela construção de um PTB unido e forte na defesa das bandeiras do conservadorismo.
“O deputado Eduardo Costa está desrespeitando a decisão tomada pela Executiva Nacional contra a aprovação do PL 399. O deputado possui suas próprias convicções médicas e pessoais, mas elas não estão acima das convicções partidárias. Já tivemos um enorme prejuízo ao partido com a atitude recente do deputado Wilson Santiago, que se ausentou da votação do projeto para refrear o ativismo judicial do STFD, e agora de novo um deputado atuando em causa própria vem prejudicar toda a obra que estamos construindo de sermos um partido cristão, conservador e ferrenho na defesa do governo Bolsonaro. Por isso estamos determinando a expulsão do deputado, que decidiu pisar na bandeira do PTB”, disse o presidente Roberto Jefferson.
Na mesma linha, a vice-presidente do PTB, Graciela Nienov, criticou os posicionamentos pessoais de membros da bancada na Câmara que acabam por prejudicar o trabalho feito em todo o país. Graciela afirmou que as diretrizes estão sendo alteradas em um amplo processo democrático que conta com a anuência e apoio da grande maioria dos membros do partido.
“Sob a liderança do nosso presidente Roberto Jefferson, o Diretório Nacional está trabalhando pelo crescimento do PTB como um dos maiores partidos conservadores da América Latina, mas infelizmente um pequeno grupo vem atuando preocupado apenas com o seu bem-estar e os seus interesses. Vamos novamente ter nossa imagem prejudicada por conta deste voto no PL 399 que desrespeita a orientação partidária, e eu gostaria que as pessoas que defendem o conservadorismo e o presidente Bolsonaro procurassem entender que este deputado está votando contra as convicções do partido e sofrerá punição por este desrespeito. A posição é pela defesa do presidente Bolsonaro, o que alguns não aceitam. Estamos alterando posições que há anos vinham prevalecendo no partido, e estamos procurando pessoas que queiram lutar conosco por nossos valores e nossos credos. Esse é o preço que pagamos por apoiar o presidente Bolsonaro e apoiar os ideais que ele representa”, afirmou Graciela Nienov.
Fonte: PTB
Créditos: PTB