Muito além de atender a questões legais, um funcionário saudável tem mais disposição para o trabalho e menor risco de afastamento por doenças ocupacionais
Para uma empresa, seja de qualquer tamanho ou setor, investir na saúde da sua equipe tem se mostrado um excelente negócio. Um funcionário saudável tem mais disposição para realizar as atividades diárias e menor possibilidade de afastamento por problemas de saúde. O empregador evita, ainda, multas, pagamento de indenizações e contratação de colaboradores temporários. Ou seja, a medida tem impacto direto no desempenho da organização.
De acordo com dados da Plataforma SmartLab – iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – desde 2012, o Brasil já registrou mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalhadores com carteira assinada. Além disso, mais de R$ 95 bilhões foram gastos com afastamentos acidentários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Problemas motivados por fatores ergonômicos, como má postura, esforços repetitivos e sobrecarga mental, estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.
Assessoria especializada – Para evitar esses problemas, as empresas têm buscado o apoio de assessorias especializadas. Aquelas reconhecidas no mercado são as mais recomendáveis. Na Paraíba, a Unimed João Pessoa, maior plano de saúde do Estado com uma carteira de mais de 150 mil beneficiários, também atua nesse segmento. Oferece o Serviço Ocupacional Unimed (SOU), que pode ser adquirido por qualquer empresa, mesmo que não tenha contrato de plano de saúde.
O SOU assessora as empresas no cumprimento das legislações trabalhistas e previdenciárias. “Nossa missão é ofertar segurança e saúde ocupacional com excelência e inovação. Assessoramos as organizações no estabelecimento de um ambiente saudável, sem acidentes de trabalho e sem doenças ocupacionais”, afirma o gestor do serviço, Laurence César.
Ele reforça os benefícios para as organizações que investem na saúde de seus times. “Estudos comprovam que, ao contribuir para a felicidade e qualidade de vida da equipe, a motivação e o desempenho aumentam, proporcionando reconhecimento empresarial, redução dos riscos de acidentes e das faltas, melhor organização, competitividade de mercado e, consequente, aumento da produtividade”, pontua.
Portfólio ampliado – O SOU auxilia as empresas, por exemplo, a se adequar às Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Medicina do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Mas, o portfólio de serviços é bem mais amplo.
Uma novidade, agora, é que os colaboradores das empresas contratantes do serviço podem participar dos grupos de educação em saúde da Unimed João Pessoa, que têm uma atuação voltada para a promoção da qualidade de vida. São oito grupos, ao todo, que englobam as mais diferentes faixas etárias e atuações diversas: Saúde da Mulher, Conexão com Você, Mãe e Bebê, Equilíbrio do Corpo, 60+Feliz, Saúde na Medida, Inspire Saúde e Saúde Corporativa.
O SOU fica na Avenida Bento da Gama, 396, Torre, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para mais informações, os telefones são (83) 2106-0702 e (83) 9-9127-82047 e o e-mail: [email protected]. Mais informações podem ser consultadas, também, no Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/saude-ocupacional).
Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba