O "Jôgo" dos 7 Êrros

Bruno Filho

São muito mais do que 7.O nosso futebol anda errado há muito tempo, e a olho nú.Mesmo aqueles que não querem, não percebem de imediato e não são do ramo, sabem que as coisas não são claras pelos lados da Rua da Alfândega. Não é de hoje, é uma sucessão de desmandos que tem enfraquecido o futebol, principalmente na parte técnica.

Depois de um campeonato conturbado, cheio de restrições com respeito à arbitragem, com pouca presença de público,e uma média de gols abaixo da crítica, chegamos à apoteose,o que deveria ser a entrega dos prêmios aos melhores e do troféu ao campeão, neste momento, presenciamos uma sequência de falhas que acrescentam negatividades aquilo que deveria ser uma grande festividade.

Não sei se são exatamente 7 os que aconteceram na noite de ontem, serve apenas como ilustração, mas vou descrever alguns que no meu ponto de vista,nunca deveriam acontecer, pois há por trás de tudo isso ,ou deveria haver, uma organização, um cerimonial para cuidar de tudo , afinal estamos próximos do maior evento do mundo, em termos de “bola rolando”.

Começamos, com a palavra do presidente da entidade, do alto de seus mais de 80 anos, fazendo uma entrada ao lado de sua digníssima esposa, que inclusive já foi primeira-dama do Estado de São Paulo, sem muito motivo aparente…o presidente no início de sua fala, agradecendo as autoridades presentes,refere-se a esposa, dizendo que em maio do ano que vem, completará 55 anos de casamento…

E…? O que isso quer dizer ? Bem, se foi para que sirva de prerrogativa de se auto-intitular “gente do bem” o senhor errou presidente.Anos de casamento não significam prerrogativa para julgar caráter.Quem deve analisar o casamento é o casal, e no máximo os filhos,netos e bisnetos, e mais ninguém.Portanto, nada tem na relação da família com o futebol.E quanto aos 55 anos, parabéns Sra.Neuza…

Em seguida, mais uma vez referindo-se as autoridades, são chamados ao palco presidentes e mais presidentes de Federações, que nas próximas eleições certamente terão que retribuir com o voto a este dileto convite.O que no mínimo é tentar se prevenir de um futuro incerto da entidade máxima do nosso futebol.Afinal, quem não vai querer estar à frente de suas entidades em ano de Copa do Mundo ?

Na chamada nominal dos jogadores, claro que Cleber Machado levou vantagem, até porque está no microfone da principal emissora do país há 30 anos, e tem o que chamamos de traquejo para isso.Sua companheira de apresentação, que desconheço quem seja, teve dificuldades em ler as “dálias”, e por não conhecer os jogadores a fundo,errou ao proferir alguns dos nomes.Temos mulheres jornalistas muito mais enfronhadas com o ramo.

Na entrega da Taça, uma desorganização muito grande, pois os jogadores subiram ao palco sem uma ordem pré-estabelecida e imagino que até eu se lá estivesse poderia abaixar o meu pescoço e ser presenteado com uma das medalhas.Coisas que poderiam ser corrigidas, afinal não é tão difícil.Agora,vem o grande momento de erros na festa,o “grand finale” embora não tenha sido o último. Esta hora fui obrigado a rir muito.

Nada contra as músicas de sucesso de nosso repertório, principalmente as que estão na boca do povão.Mas, há momentos e momentos para serem usadas e vou tentar expolicar.Ou você usa o fiel da canção, com o folclore que a acompanha, ou então não usa.Não tem como ficar no meio termo, isso foi tentado ontem e absolutamente não deu certo.

No momento da eleição da “Musa do Brasileirão”, concurso muito simpático, foram anunciados os nomes de 3 moças que seriam as finalistas, mas não foi dito quem era a vencedora.Parecia que as 3 estariam no palco e aí sim, os nomes citados e a decisão.Não.Abriu-se uma porta, e bem ao fundo via-se uma escada com as 3 cabecinhas,bem de longe…eram as moças.

De repente uma delas foi anunciada como representante do Grêmio de Porto Alegre, e já foi descendo a escada.As outras duas que supostamente seriam do Nautico e do Corinthians, mesmo gastando muito nos figurinos, não desceram e a porta se fechou, no rosto das garotas, me parece, sedentas para serem vistas por todo o Brasil,depois de derrotarem outras 16 concorrentes.

O auge.No desfile da moça gaúcha, adentram ao palco dois violinistas,muito bem vestidos, para tocar a melodia da apresentação,e então… em alto e bom som, usando aquele que é um dos pais dos instrumentos ao lado do piano, começam a executar a extraordinária…”Assim voce mata o papai !!!!”,hit do grupo Sorriso Maroto, no violino !!!!!

Fêz lembrar o episódio pós-morte dos rapazes do grupo “Mamonas Assassinas”, aliás de uma forma trágica e prematura, quando ao fundo de toda a cerimônia, e durante as 24 horas que sucederam o acontecido, foi ouvido no mesmo violino,claro referindo-se ao instrumento,o hit “Mina…seus cabelo é da hora…seu corpão violão…”solado no tradicional e respeitadíssimo “Stradivarius”.Que mal gosto ! É a desorganização campeando.Imagina na Copa !!!!

Bruno Filho,jornalista e radialista,acostumado a ver o futebol sempre deixando a desejar, e propiciando críticas e mais críticas.Que pena !

[email protected]
Twitter:BrunoFComenta