Desde o início da pandemia do novo coronavírus até o momento, milhares de brasileiros já perderam familiares e amigos para a doença. Dentre as inúmeras vítimas da Covid-19, alguns engenheiros paraibanos estão presentes.
Simão Araújo Barbosa de Almeida, de 58 anos, morreu em 14 de março. Ele era engenheiro civil e diretor de operação e manutenção da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).
O engenheiro e ex-secretário de Recursos Hídricos do Estado, Marilo Costa, de 72 anos, morreu no último dia 15. Ele atuou como secretário adjunto de Planejamento e Gestão, no governo do Tucano Cássio Cunha Lima. Além disso, ele também era professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integrava a equipe da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra-JP).
No último dia 20, o engenheiro da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan), João Feitosa, faleceu aos 71 anos de idade. Ele também foi diretor presidente da Urban, empresa que foi substituída pela Emlur-JP, no governo Damásio Franca, e também, assessor da Secretaria de Transportes e Obras do Estado e Diretor de Obras da Secretaria de Recursos Hídricos, no governo Wilson Braga.
Aldecir Araújo Gomes, de Guarabira, morreu aos 62 anos, em Julho de 2020, e estava lutado há 20 dias contra a Covid-19. Engenheiro mecânico da antiga Saelpa (hoje Energisa), onde chegou a assumir a gerência Regional, Aldecir migrou para a iniciativa privada depois que a Saelpa foi privatizada.
Na Guaraves desenvolveu atividades especializadas e contribuiu diretamente na materialização de projetos da empresa em todo Nordeste e foi desligado da empresa no final de 2013. Atualmente prestava consultaria para a Guaraves e trabalhava no Manaíra Shopping, em João Pessoa.
Em Campina Grande, o ex-funcionário da cidade, Marcos Antônio de Matos, morreu aos 68 anos. Ele atuava na Secretaria de Serviços Urbano e Meio Ambiente (Sesuma), morreu no último domingo (21) em decorrência da Covid-19.
Além da Covid-19
Fora as vítimas do novo coronavírus, outra figura importante no ramo da engenharia no estado, foi o engenheiro civil e professor Newton de Araújo Leite. Ele morreu na última segunda-feira, (19), vítima de complicações neurológicas causadas pelo Alzheimer e Mal de Parkinson.
Newton era docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ajudou a construir o prédio que atualmente abriga o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa. Posteriormente, foi o primeiro diretor-superintendente do hospital (1976 a 1981). Em 1988, voltou à função, em gestão que durou até 1992.
Fonte: Nathalia Souza
Créditos: Polêmica Paraíba