O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Veloso, gerou revolta entre alunos da instituição de ensino nesta semana. Tudo porque o mandatário encaminhou comunicação ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Campus I, de João Pessoa, cobrando R$ 870 mil. O dinheiro seria para o pagamento de aluguel pelo prédio ocupado historicamente na instituição de ensino, além de água, energia e Wi-fi.
Muitos alunos acusam o dirigente de perseguição aos estudantes por causa das manifestações contra a nomeação dele, no ano passado. Veloso foi o terceiro colocado na lista tríplice elaborada pela instituição e remetida ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele teve o nome escolhido e muitos alunos da instituição de ensino superior chegaram a montar acampamento nas imediações da reitoria para protestar contra a nomeação.
“Não somos uma empresa para pagar aluguel por uso do espaço, por energia, água e Wi-fi, esse espaço é NOSSO, conquistado historicamente por centenas de estudantes que passaram antes de nós. Sendo assim entendemos que esta cobrança é direcionada aos estudantes que compõem e já foram gestão do Diretório Central dos Estudantes. Nós iremos passar, VOCÊ irá passar, mas a entidade ficará e DENTRO DA UFPB”, disse nota publicada no perfil @dceufpb2021.
Acesse o link
https://www.instagram.com/p/CN8i9NQJTfL/?igshid=bo3xlzvsyn7m
O curioso no episódio é que em virtude da sua formação conservadora na história recente, o DCE da UFPB foi acusado por vários estudantes de ter silenciado durante o movimento contra a nomeação do reitor. De qualquer forma, a decisão de Valdiney Veloso fez crescer um movimento de auxílios à entidade estudantil.
O professor aposentado Carmélio Reynaldo demonstrou surpresa com o episódio. “O prédio foi edificado na gestão do professor Rômulo Polari com a finalidade de sediar o DCE, da mesma forma que vários outros foram construídos para sediar Centros Acadêmicos. Nunca se falou em aluguel. Nem no tempo da ditadura isso aconteceu”, disse, em comentário sobre a cobrança feita pela reitoria da UFPB.
Os integrantes do DCE garantem que não vão pagar pelos aluguéis.
Fonte: Suetoni Souto Maior
Créditos: Polêmica Paraíba