pandemia de coronavírus

'Chances de coágulos são mínimas', secretário descarta possibilidades de trombos causados pela vacina AstraZeneca

Beltrammi explicou ainda que, "após o uso da vacina da AstraZeneca, especialmente em mulheres, é importante ficar atento a dores nas pernas tipo peso, e também dores de cabeça muito intensas, diferentes das que já tivemos ao longo da vida"

O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, afirmou que as chances de coágulos/trombos devido ao uso da vacina AstraZeneca/Oxford, são mínimas. No combate à pandemia da Covid-19, o imunizante de Oxford e a CoronaVac/Butantan são as duas vacinas que estão sendo administradas na população do Estado da Paraíba até o momento.

Em contato com a redação do Polêmica Paraíba nesta segunda-feira (19), o secretário disse que ainda não há casos de trombos em pessoas que tomaram a AstraZeneca. “Ainda não tivemos notificações de eventos adversos desta natureza em pessoas que tomaram suas primeiras doses de Astrazeneca na Paraíba. Seguimos atentos, mas veja, as chances destes eventos trombóticos acontecerem são muito menores do que por exemplo nas mulheres que utilizam anticoncepcionais orais, entre os que fumam, e até mesmo entre as pessoas que tem casos moderados ou graves de COVID-19”,

Beltrammi explicou ainda que, “após o uso da vacina da AstraZeneca, especialmente em mulheres, é importante ficar atento a dores nas pernas tipo peso, e também dores de cabeça muito intensas, diferentes das que já tivemos ao longo da vida”.

Saiba mais

De acordo com a comunidade médica, apesar dos casos, esses eventos adversos parecem ser extremamente raros. A vacina de Oxford está sendo distribuída no Brasil e em mais de outros 100 países.

Após semanas de casos relatados, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) não mudou sua orientação sobre o uso da vacina, sustentando que os benefícios gerais ainda superam os riscos, mas alguns países europeus estão restringindo o uso a pessoas mais velhas. No mesmo dia, as autoridades do Reino Unido também confirmaram a ligação e enfatizaram que os benefícios da vacina AstraZeneca superavam o risco geral, mas adotaram uma ação diferente ao estimular que pessoas com menos de 30 anos recebessem vacinas diferentes, se disponíveis.

VACINA X TROMBOS: Saiba quais os perigos dos coágulos que a vacina da AstraZeneca pode causar

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba