O ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga, afirmou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (14) que o governo federal antecipará o recebimento de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 até de junho. O total será aproximadamente de 15,5 milhões de doses do imunizante.
“Uma boa notícia é a antecipação de doses da vacina da Pfizer, fruto de ação direta do presidente da República, Jair Bolsonaro, com o principal executivo da Pfizer, que resulta em 15,5 milhões da Pfizer já no mês de abril, maio e junho”, disse o ministro.
Anteriormente, o governo federal estimava que chegariam 14 milhões de doses até junho. A vacina da Pfizer já teve seu registro definitivo de uso autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde fevereiro, mas ainda não há doses do imunizante no país.
Kit intubação
Ainda na entrevista, o paraibano disse que o governo federal também foram discutidas formas e estratégias de ampliar a oferta de insumos que compõem o “kit de intubação” para pacientes com o novo coronavírus. A previsão de chegada é de 10 dias, segundo Queiroga. O governo também fará um pregão internacional para comprar mais fármacos que fazem parte desse kit.
“O governo federal, através de iniciativa conjunta com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), já fez uma compra direta e estimamos que nos próximos 10 dias tenhamos nosso estoque regulador fortalecido para acabar com essa luta do dia e dar suporte para as secretarias”, afirmou.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba