Pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19, o número de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de pessoas com menos de 40 anos se tornou a maioria absoluta no País. A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo neste sábado (10).
Ainda segundo o jornal, houve também aumento expressivo no número de pacientes sem apresentar nenhuma comorbidade em estado grave com necessidade de ventilação mecânica.
Em março deste ano, 52,2% das internações em UTIs no Brasil foram de pessoas até 40 anos. O total de pacientes que necessitaram de ventilação mecânica atingiu 58,1%. Segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), ambas as taxas são recordes.
Especialistas apontam três fatores para essa inversão nos dados dos pacientes da Covid-19. Primeiro, as novas variantes do vírus que aparentam ser mais agressivas; segundo, a falta de cuidado de parcela da população, principalmente dos jovens; e terceiro, a vacinação contra a doença, que tem ajudado a conter os casos graves entre os idosos, grupo prioritário na vacinação.
No mesmo período em que foi observado o aumento de internações de jovens (janeiro a março), foi observada também uma redução de 42% na internação de pessoas acima de 80 anos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba