Polêmicas

Vacinação antirrábica

Claudeci Ribeiro

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado, a Campanha de Vacinação Antirrábica, que deve imunizar contra a raiva animal pelo menos 80% dos 61.774 cães e gatos do município. No dia da vacinação, 80 postos estarão funcionando, distribuídos em bairros e distritos de Campina Grande e trabalharão 221 profissionais, incluindo vacinadores, veterinários, supervisores e coordenadores, entre outros.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde do município, Maria José dos Santos Oliveira, a população estimada é de 41.614 cães e 20.160 gatos e pelo menos 80% deve ser imunizada para que a meta seja cumprida. Na campanha do ano passado, o percentual de cães imunizados foi de 92,63% e de gatos, 50,14%. A Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde do município tem como prioridade, e conforme pactuação com o Ministério da Saúde, erradicar a raiva animal até 2014.

A vacinação antirrábica, que é realizada anualmente, pretende quebrar o elo da cadeia epidemiológica, interrompendo o ciclo urbano da raiva e impedindo que o vírus alcance a população. Neste ano, nenhum caso suspeito de raiva animal foi notificado no município, conforme informou o coordenador do Centro de Zoonoses, o médico veterinário Fernando Grosso. Vacinação será das 7h às 17h.

Desrespeito

A falta de respeito com os deficientes ainda é frequente e ontem um veículo foi estacionado na rampa de acessibilidade ao prédio da Câmara de Vereadores em Campina Grande. Providências devem ser adotadas para evitar que motoristas estacionem veículos no local.

Audiência
O Programa Bolsa Família de Campina Grande, em parceria com a Promotoria da Infância e da Juventude, promoverá hoje às 8h uma audiência pública com pais da Zona Leste. O evento será no Complexo Plínio Lemos.

Audiência II
Foram convocados para a audiência que vai alertar sobre perigo das drogas, pais e gestores de 35 escolas e creches dos bairros do Santo Antônio, José Pinheiro, Nova Brasília, Vila Castelo Branco, Monte Castelo e sítio Marinho.

Denúncia
Uma criança de 11 anos acionou a polícia após sofrer agressão do padrasto que estava embriagado. O caso aconteceu em Campina Grande na última segunda-feira e o acusado está preso. Mas se pagar fiança será liberado.

Oficina
A oficina”Violência contra as Mulheres Vivendo com HIV” abre hoje a programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), em Campina Grande. Oficina será na sede do GAV a partir das 14 horas.

Infantil
Um novo espaço destinado ao público infantil será inaugurado amanhã em Campina Grande. É a loja Clube Ludi, que vai inovar nas diversões, livros e brinquedos inteligentes. Inauguração será às 17h30 no Shopping Luiza Motta.

‘Sala de espera’
O Hospital de Trauma de Campina Grande está executando o projeto “Grupo Sala de Espera”. Enquanto aguardam atendimento, pacientes participam de trabalho educativo sobre prevenção e proteção à saúde.

‘Sala de espera’ II
A ação é desenvolvida todas as sextas-feiras na emergência do hospital e nesta semana irá destacar o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Objetivo é melhorar a qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fechada
Os bandidos voltaram a agir contra agências bancárias na Paraíba e explodiram o Bradesco de Puxinanã, no Agreste. A população está preocupada porque, além da insegurança, fica sem acesso aos serviços bancários.

Residência no HUAC
Começam hoje, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), as inscrições para Residência Médica do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). São oferecidas 19 vagas, distribuídas entre as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Endocrinologia, Infectologia, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. As inscrições devem ser realizadas até o dia 19 de dezembro no site www.comprov.ufcg.edu.br. Os candidatos serão avaliados mediante prova escrita, análise do Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), provas de títulos e experiência profissional. A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 13 de janeiro, das 8h às 12h.