O Instituto Butantan anunciou na noite dessa quinta-feira (25) a criação da Butanvac, uma nova candidata a vacina contra a Covid-19, brasileira, e disse que pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta sexta-feira (26) para iniciar as fases de testes e estudos clínicos em voluntários.
Tendo a autorização da Anvisa, os testes podem ser iniciados já em abril. A expectativa do Butantan é que a fabricação do imunizante comece em maio, com 40 milhões de doses disponíveis a partir de julho. Para serem utilizadas, no entanto, é preciso de uma nova autorização da Anvisa após a fase 3, quando os estudos identificam a eficácia do imunizante.
O Butantan disse que a tecnologia da vacina é a mesma utilizada na vacina da gripe, e ela já está sendo produzida pensando na variante brasileira do coronavírus, o P1. A promessa do Instituto é que a vacina tenha uma resposta imune maior que as vacinas atualmente em uso. Com tecnologia brasileira, a vacina será integralmente produzida no País, sem a necessidade de depender da importação de insumos.
Coronavac
O Butantan é também responsável no Brasil pela CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac. Foi o Instituto quem conduziu a testagem do imunizante no país e é o responsável pelo envase do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que é importado da China.
O Instituto disse que os testes e a produção da Butanvac, não afetarão a produção da CoronaVac. O Butantan afirmou que irá nacionalizar a fabricação, com a finalização de uma fábrica que será destinada ao imunizante.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba