Durante sua primeira entrevista coletiva como novo ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga disse que a meta da pasta é vacinar 1 milhão de pessoas por dia contra a Covid-19, a curto prazo. Contudo, atualmente, o Brasil tem estoque superior a 11 milhões de doses. Aplicando o desejo do ministro, em 11 dias, o estoque nacional estaria esgotado.
Segundo dados do consórcio dos veículos de imprensa, já foram distribuídas para os estados 29.043.858 doses de vacinas contra a Covid-19. Delas, foram aplicadas 17.807.632, entre primeira e segunda doses. Com isso, restariam 11.236.226 doses. Os dados são referentes até essa quarta-feira (24).
Ainda segundo o consórcio, a média diária de vacinação no país é atualmente de 421 mil pessoas. Até o momento, desde o dia 17 de janeiro, data que marca a primeira pessoa residente no Brasil vacinada, até essa quarta-feira, 4,3 milhões de pessoas receberam as duas doses do imunizante no país.
O governo federal promete a chegada, até o fim do ano, de 562 milhões de doses de vacinas, entre importação e fabricação própria. No entanto, nesse número, estão vacinas que ainda não solicitaram autorização de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São 20 milhões de doses da Covaxin e 10 milhões da Sputnik V nessa condição.
Fonte: Polêmica Paraíba com UOL
Créditos: Polêmica Paraíba com UOL