O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) solicitaram ao Ministério da Saúde a suspensão temporária na mudança do sistema de registro de mortes por Covid-19.
De acordo com uma nota da entidade, a solicitação é para que haja uma retirada temporária das novas solicitações de informações, o que viabilizaria um período de transição para adequação dos serviços de saúde.
O Conass informou que a solicitação ocorre pela ausência de comunicado em tempo oportuno e que o Ministério da Saúde prometeu atender a solicitação.
Leia nota na íntegra:
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) esclarecem que solicitaram ao Ministério da Saúde a retirada temporária da obrigatoriedade do preenchimento dos campos CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), nacionalidade e imunização do paciente internado no sistema Sivep Gripe (Sistema de Informação de Vigilância de Gripe), onde são inseridos dados de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG e óbitos provocadas por Covid-19.
Isso viabilizaria um período de transição para adequação do registro destas informações nos serviços de saúde.
A solicitação ocorreu pela ausência de comunicado aos estados e municípios em tempo oportuno. Houve o compromisso do ministério de que a solicitação será atendida ainda hoje.
Conass e Conasems
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba