Luta contra a covid-19

João Azevêdo diz que estado estuda antecipar feriados como medida restritiva ao combate à Covid-19

O governador João Azevêdo (Cidadania), disse em entrevista à rádio CBN, nesta quarta-feira (24), que o governo do estado estuda antecipar alguns feriados como medida de enfretamento à Covid-19 na Paraíba.

“Essa é uma das alternativas que está na mesa neste momento. Nós estamos sim discutindo essa possibilidade, para que a gente possa em um determinado momento, ter uma restrição maior de mobilidade, e os feriados ajudam com isso […]. Uma semana, pelo menos ter uma restrição maior para que na outra semana a gente comece a retomar atividades”, explicou.

Dois feriados que podem ser unidos são o da Semana Santa (sexta-feira santa será celebrada no dia 2 de abril) com o dia de Tiradentes, em 21 de abril. Segundo o governador, caso isso ocorra, o projeto com a antecipação deve ser encaminhado para análise e votação da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

João disse que a antecipação de um feriado não prejudica o setor econômico, já que o dia que estava inicialmente programado para não funcionar, esse estabelecimento irá operar normalmente.

“Se você antecipa um feriado, você permite que haja uma diminuição da circulação das pessoas, já que é feriado, e você não prejudica o setor produtivo, porque naquele dia que você antecipou, funcionará normalmente”, disse.

Segundo ele, no entanto, para que uma possível antecipação dos feriados seja efetiva no tocante ao combate ao coronavírus, é preciso ampliar a fiscalização durante esse período.

“Nestas regiões, as medidas restritivas não só têm quem permanecer, como a fiscalização tem que ser aumentada, senão não resolve o problema de manter o isolamento”, explicou.

João Azevêdo disse que se reúne desde a manhã dessa quarta-feira com o comitê gestor da pandemia, para a discussão das novas medidas que serão tomadas em um novo decreto que deve ser publicado até o sábado (27), já que o atual decreto restritivo tem validade até a sexta-feira (26).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba