Combate ao coronavírus

Fiocruz recomenda restrição de atividades não essenciais por 14 dias na Paraíba e outros 23 estados - VEJA DADOS

A Fiocruz divulgou nessa terça-feira (23) seu mais recente Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19, recomendando a 24 estados, entre eles a Paraíba, e o Distrito Federal para adotarem de medidas rígidas no enfrentamento à Covid-19, por pelo menos 14 dias.

O comunicado alerta a 24 estados e o Distrito Federal, que se encontram, segundo o Boletim Extraordinário, em “alerta crítico”, devido à elevada taxa de ocupação de leitos de UTI no combate à doença. Apenas os estados do Amazonas e Roraima estão classificados como “alerta intermediário”, com taxas de ocupação de 79% e 64%, respectivamente.

As principais recomendações apontadas pela Fiocruz são a restrição das atividades não-essenciais por 14 dias, o que segundo eles reduz aproximadamente 40% da transmissão, e o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80% da população.

Acerca das taxas de ocupação de leitos de UTI, o Boletim usou como referência dados obtidos no dia 22 de março. A Paraíba aparece com 83% de taxa de ocupação, a menor de todo o Nordeste, e está rodeada por estados beirando os 100%: Rio Grande do Norte tem 96%, Pernambuco e Ceará têm 97%. Piauí (96%), Maranhão (89%), Bahia (87%), Sergipe (85%) e Alagoas (85%) completam a relação de estados nordestinos.

Veja o mapa demonstrado pela Fiocruz.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba