Discussão durante pandemia

Em resposta a Bruno Cunha Lima, Beltrammi diz que JP segue critério de distribuição e que decisão judicial garante mais 6% de doses para Capital

O secretário-executivo estadual de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, respondeu a reclamação feita pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), e disse que João Pessoa possui uma diferenciação na distribuição de vacinas contra covid-19 devido a uma decisão judicial. Nas redes sociais, Bruno havia reclamado pelo fato de João Pessoa ter o dobro de população que Campina Grande mas ter recebido o triplo de vacinas, alegando “tratamento diferente” por parte da Secretaria Estadual de Saúde.

“O município de João Pessoa tem uma decisão em primeira instância da Justiça Federal que recomenda que 6% das doses que eles recebem pelos critérios etários possam ser destinadas aos profissionais de saúde, criando então um critério diferente do critério nacional por ordem judicial, fazendo com que as doses que o município receba depois dos critérios etários, 6% delas sejam destinadas aos profissionais de saúde. É a única variação, em função de força de justiça, que ocorre no momento, explicou em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan.

Beltrammi reforçou ainda a nota que foi emitida nessa segunda-feira (22) pela secretaria estadual de Saúde, esclarecendo que a distribuição de doses se dá pelo critério populacional de cada faixa prioritária estabelecida pelo Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

“O Plano Nacional de Imunização contra a covid-19 é de atribuição, operação e responsabilidade do Ministério da Saúde. Ele prevê que para os diversos grupos prioritários, das quatro fases, das quais a Paraíba tem 1,3 milhões de pessoas para serem vacinadas, ele prevê como serão distribuídas as doses entre esses grupos”, iniciou.

“Nesse momento, a prioridade é a vacinação de idosos. E como ela é calculada? Por meio da quantidade de idosos em cada uma das faixas etárias. Hoje a Paraíba já reúne vacinas para conseguir vacinar pelo menos 95% das pessoas com mais de 70 anos e inicia a vacinação entre 65 e 69 anos. Os critérios únicos utilizados são os critérios etários”, finalizou Beltrammi.

Críticas em Campina Grande

Na noite desse domingo (21), Bruno Cunha Lima, em resposta a um seguidor em suas redes sociais, questionou o fato de João Pessoa ter recebido três vezes mais doses de imunizantes contra a covid-19 se comparado a Campina Grande, tendo apenas o dobro da população.

“Quanto a João Pessoa, é bem mais fáicl adiantar o processo já que estão recebendo um tratamento diferente por parte da Secretaria Estadual de Saúde. É só olhar no portal da transparência das vacinas do Ministério da Saúde. Apesar de ter apenas 2x o número de habitantes, o Estado já entregou 3x mais vacina pra João Pessoa que pra Campina. Entende agora a diferença?”, respondeu.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba