SEGURANÇA

SEGURANÇA: Como você deve agir se o seu carro ficar sem freios repentinamente na estrada

Geralmente é dirigindo numa autoestrada quando surge a preocupação de ficar sem freios repentinamente e pela sua mente passam imagens horríveis de um grave acidente, não é verdade?


Geralmente é dirigindo numa autoestrada quando surge a preocupação de ficar sem freios repentinamente e pela sua mente passam imagens horríveis de um grave acidente, não é verdade? Mas saiba que há formas de evitar um imprevisto, tomando conhecimento sobre as formas de reagir diante da falta de freios, tanto em carros usados como em carros novos, pois isso pode acontecer em qualquer veículo.

As estatísticas indicam que é alto o número de acidentes nas estradas por causa de falhas nos freios dos veículos. O motivo principal é que falta líquido no sistema e isso impede a ativação dos freios por causa do aquecimento. Por causa disso dizemos que isso pode acontecer tanto em carros usados como em carros seminovos ou novos.

Embora pareça uma situação sem solução, existem dicas que poderão ser muito úteis para evitar qualquer tipo de acidente por causa de falha nos freios. E a primeira delas é manter a calma, pressionando o pedal dos freios repetidas vezes e soltando o acelerador ao mesmo tempo, porque dessa forma começa o processo de frenagem do motor.

Não obtendo o resultado esperado, acione o freio de mão, porém não de uma vez só, mas progressivamente, para evitar derrapar ou capotar.

Nunca apague o motor do carro

Apagar o motor do carro é a pior coisa a fazer, porque essa ação jamais deterá o veículo. Muito pelo contrário, isso poderia desativar sistemas importantíssimos para manter o controle da direção do veículo e dos próprios freios!

A inercia do movimento das rodas continuará, portanto, apagar o motor jamais será uma boa solução, colocando você e os ocupantes do veículo em risco.

Se ficar sem freios, saia da autoestrada

Enquanto você estiver usando a técnica da frenagem como mencionado anteriormente, procure sair da autoestrada em busca de um lugar mais seguro. Procure o acostamento, que foi feito especialmente para isso. Desse modo, evitará males maiores.

Procure um mecânico de confiança

Uma vez controlada a situação, o ideal é tentar se comunicar com o seu seguro para obter o serviço mecânico de imediato. Só desse modo poderá ser retirado o carro da autoestrada e levado direto para que o problema seja consertado como corresponde.

Lembre-se que é fundamental fazer sempre uma revisão do carro antes de iniciar qualquer viagem, para poder iniciar o trajeto sem problemas e com total segurança e tranquilidade. Todos os carros podem apresentar problemas repentinos, mas se fizer revisões regularmente estando atento à manutenção do veículo, as suas viagens não terão problemas!

Outros perigos na autoestrada

Com certeza a falta de freios não é o único problema que pode surpreender você enquanto dirige. Existem outras situações que podem se apresentar e é bom estar preparado para saber como resolvê-las sem perda de tempo.

É fundamental não esquecer que manter a calma é o mais importante diante de qualquer imprevisto, pois dessa forma você poderá pensar racional e rapidamente sem pânico algum. Afinal, a maioria dos acidentes acontecem por falta de prudência diante de uma situação de perigo.

  • Um pneu estourou

Enquanto dirige tranquilamente, você sente uma explosão que significa um pneu que acaba de estourar. Nesse caso, jamais pise no freio para evitar um acidente maior. Você não deve soltar o pedal do acelerador, para evitar estragar a caixa de câmbios.

Você deve pegar o volante com as duas mãos e ir soltando aos poucos o acelerador e, assim que o carro for diminuindo a velocidade, você irá mudando as marchas, freando desse modo com os câmbios. Quando o veículo tiver diminuído o suficiente a velocidade, então freie, ligue os faróis intermitentes e fique no acostamento para trocar o pneu.

  • Um veículo tenta ultrapassá-lo sem perceber o perigo

Esse é um dos maiores perigos na estrada. Uma ultrapassagem com pouca visibilidade e sem a devida precaução pode acabar em batida frontal e acidente fatal. Se um carro quiser fazer uma manobra dessas e você percebe que um veículo vem na frente, faça sinais com o braço para avisar ao motorista atrevido. Se mesmo assim ele inicia a ultrapassagem, diminua a velocidade e de espaço, sempre prestando atenção se não há outros veículos atrás de você.

  • Entrar numa curva rápido demais

Quem não quis ser Ayrton Senna numa curva? Mas sem o talento e a experiência dele, o mais provável é que a curva puxe você para o lado exterior. Se isso acontecer, mantenha a calma e pise no freio suavemente e repetidas vezes para diminuir a velocidade. Já dentro da curva acelere devagar para ter tração e, sendo necessário, para evitar derrapar, acelere com o pé direito freando como esquerdo suavemente. É fundamental manter a velocidade controlada.

Fonte: Polemica Paraíba
Créditos: Polemica Paraíba