Nonato Guedes
O prefeito eleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, do Partido dos Trabalhadores, já tem nomes definidos para compor o seu secretariado a partir da investidura a primeiro de janeiro. Está definido que o professor Luiz Júnior, atual secretário de Educação na gestão Luciano Agra, será mantido no posto, pela sua competência e pelos seus vínculos com o PT. Também está confirmado o aproveitamento do ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba, Rômulo Polari, numa secretaria estratégica, que ainda não está definida, podendo vir a ser a pasta do Planejamento.
Polari foi designado por Luciano Cartaxo para coordenar a sua equipe encarregada da transição com os auxiliares designados por Luciano Agra. O ex-reitor da UFPB, conhecido pelos diagnósticos que tem feito sobre os desafios da Paraíba e as alternativas para resolução dos problemas, vinha negando qualquer articulação para integrar o secretariado efetivo de Cartaxo, definindo seu papel como o de colaborador no processo de transição. Mas a sua participação na equipe titular está assegurada. Fontes da confiança do prefeito eleito ressaltam a afinidade entre Polari e o secretário de Educação, o que é considerado indispensável para o entendimento que Cartaxo pretende implantar na administração pessoense.
O prefeito eleito participou, ontem, da tradicional romaria de Nossa Senhora da Penha, que há 249 anos percorre 15 km entre a igreja Nossa Senhora de Lourdes e o Santuário da Penha, na praia. “Sempre acompanho a romaria, uma grande demonstração de fé do nosso povo. Em 2013, a procissão completará 250 anos e iremos estabelecer uma parceria com a Igreja Católica para tratá-la como evento religioso e turístico, dando todo o suporte necessário”, afirmou o prefeito, segundo matéria divulgada pela sua assessoria de imprensa.
Amanhã, Luciano Cartaxo viaja para São Paulo a fim de participar de um almoço com o presidente da Rede Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad. O convite partiu do próprio Saad e outros prefeitos eleitos de capitais estarão presentes, discutindo estratégias e firmando parcerias para divulgação das potencialidades de cada uma. Para Luciano Cartaxo, o convite da Bandeirantes sinaliza a importância de João Pessoa no contexto nacional. “Vou participar, com orgulho, desse encontro, ouvir as propostas e identificar boas soluções que possam projetar a capital paraibana no cenário nacional e até mesmo internacional”, pontuou ele.
Ao “RepórterPB”, o prefeito eleito informou que também foi convidado para ir a Cuba, integrando comitiva oficial liderada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para participar de um Congresso Internacional em Atenção Básica na área da Saúde. O evento se desenrolará entre dois a sete de dezembro em Havana e possibilitará um intercâmbio de propostas. “Cuba sempre foi referência nos avanços na área da medicina, adotando, por exemplo, a figura do médico de família, que dá assistência direta a famílias carentes. Tenho o maior interesse em conhecer de perto modelos que podem ser transplantados para João Pessoa e adaptados à realidade da capital paraibana”, salientou Luciano Cartaxo. Além dele, foi convidado a integrar a comitiva do ministro o prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio, que se candidatou pelo PSB e venceu a disputa no primeiro turno. Luciano Cartaxo mostra-se otimista com o desenrolar dos trabalhos de transição entre a gestão que se despede e a gestão que ele vai empalmar. “Estamos concluindo a fase de diagnóstico e vamos avançar na elaboração de ações que marcarão, simbolicamente, os cem primeiros dias da gestão. Ao mesmo, vamos compartilhar com o prefeito Luciano Agra impressões sobre a programação do revellon e o calendário de eventos incluindo a realização da Estação Verão, em janeiro, e preparação para o carnaval de 2013”, adiantou.
O prefeito eleito destacou que está focado, também, na adoção de medidas preventivas em áreas estratégicas, referindo-se aos contatos com a Defesa Civil para elaboração de um esquema eficiente a ser acionado diante das chuvas que podem ocorrer em João Pessoa. A preocupação, no caso, é tornar eficiente o conjunto de ações de socorro a eventuais desabrigados, com reforço nos serviços de dragagem e retirada de entulhos provenientes de chuvas. “Na verdade, estamos avaliando as diferentes vertentes que precisarão ser encaradas em caráter prioritário, dentro da estratégia de governar para todos. A nossa administração não pretende improvisar. Pelo contrário, tenciona trabalhar em cima de ações planejadas que produzam resultados concretos. E os quadros de que dispomos serão essenciais na execução das atividades exigidas”, salientou o prefeito petista. Ele está avaliando, igualmente, soluções para o problema dos prestadores de serviços que constam da folha de pessoal da prefeitura. Reiterou que não pretende promover demissões em massa, mas que não abrirá mão da realização de concurso público para aperfeiçoar o nível técnico de servidores das diversas Pastas do município. “Estamos inteiramente abertos a sugestões que possam contribuir para o êxito de uma gestão inovadora, e vamos criar as condições objetivas para que as ações se materializem”, ressaltou Luciano Cartaxo ao “RepórterPB”.