O estoque de sangue do Hemocentro da Paraíba atingiu nível crítico. A informação é da diretora do Hemocentro, Shirlene Gadelha. Segundo ela, nos últimos dias, houve aumento no pedido de bolsas de sangue para pacientes com covid-19, o que abaixou o estoque. Para agravar ainda mais a situação, o número de doadores também caiu.
Até semana passada, o fluxo diário de doadores no Hemocentro era de 170 pessoas, e nesta segunda-feira (15), apenas 106 pessoas foram doar sangue.
Em entrevista à TV Correio, nesta terça-feira (16), Shirlene explicou que pessoas que contraíram covid-19 podem realizar doação de sangue, depois de 30 dias totalmente assintomático e sem nenhuma sequela da doença. Ela explicou que antes da doação, será feita a triagem para saber se essa pessoa realmente pode doar sangue.
Ainda na entrevista, Shirlene fez um apelo para que as pessoas doem sangue: “Estamos no pico da pandemia, mas a solidariedade precisa continuar. Venha ao hemocentro fazer sua doação”, pediu.
Para doar o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos, e a primeira doação deve ter sido realizada antes dos 60. Ele precisa comparecer ao Hemocentro bem alimentado, ter dormido por pelo menos seis horas na noite anterior, pesar acima de 50kg e não ter ingerido bebida alcóolica. Todos os doadores precisam apresentar um documento oficial com foto, e adolescentes menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal.
Para evitar aglomerações, o Hemocentro está agendando as doações, através do telefone 3133-3473.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba