Polêmicas

Erundina prestigia seminário do PSB em JP

A deputada federal por São Paulo, Luíza Erundina, natural de Uiraúna, na Paraíba, prestigiou, ontem, em João Pessoa, no auditório do Sebrae, o seminário de planejamento estratégico reunindo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos pelo Partido Socialista Brasileiro no Estado no último pleito. Luíza Erundina, que foi prefeita de São Paulo, fez uma explanação sobre a experiência à frente da maior cidade da América Latina, durante uma mesa redonda que antecedeu a participação do governador Ricardo Coutinho, presidente de honra do PSB no Estado.

 

O presidente da agremiação socialista, Edivaldo Rosas, destacou o significado, para os novos gestores, do seminário que foi promovido, com o repasse de informações sobre planejamento administrativo. Advertiu que grande parte dos administradores assumirá em janeiro com uma redução do Fundo de Participação dos Municípios e em meio a uma das maiores estiagens da história do Nordeste. “Haverá necessidade de um planejamento eficiente, para que eles possam empreender gestões de resultados”, sublinhou.

 

O Partido Socialista Brasileiro elegeu 35 prefeitos, 23 vice-prefeitos e 215 vereadores nas últimas eleições, e o governador Ricardo Coutinho tem comemorado o crescimento da legenda. O superintendente do Sebrae, Júlio Rafael, colocou o órgão à disposição dos prefeitos para parcerias na elaboração de projetos com vistas à execução de projetos pontuais, priorizando as carências dos municípios. Para ele, há “nichos” de mercado que podem ser explorados para a geração de oportunidades de emprego e renda, sendo fundamental que prefeitos e prefeitas eleitas tenham sensibilidade para investir nas potencialidades específicas de cada município.

A opinião dominante no seminário foi a de que o Estado poderá ser o indutor, e não o tutor, do desenvolvimento das comunidades interioranas. Isto tem sido reafirmado pelo governador Ricardo Coutinho, em paralelo com a sua disposição de não discriminar municípios por divergências políticas ou partidárias. Ricardo já tem recebido prefeitos em audiência para se inteirar das demandas, e mobilizou a sua equipe técnica e econômica para auxiliar gestores no que for possível.

 

Em frente ao prédio do Sebrae, agentes penitenciários estenderam faixas pedindo “humildade” ao governador Ricardo Coutinho e atendimento da reivindicação de aproveitamento de concursados que foram aprovados mas não foram chamados a ocupar funções. As faixas proclamavam apelos ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do Partido Socialista, pela sua interveniência junto a Ricardo Coutinho a fim de fazer valer a reivindicação e o cumprimento da Lei.

 

A secretária de Administração da Paraíba, Livânia Farias, já havia explicado que a quota disponível para preenchimento de vagas de agentes penitenciários já foi atingida, e que os demais aprovados devem ficar na expectativa de um chamamento em caso de eventualidade ou de necessidade. Pelo esclarecimento da secretária, a própria Lei faculta ao governo do Estado oferecer número de vagas maior sem o compromisso de contratar todos os aprovados. “O governo tem agido em obediência a esses dispositivos”, salientou Livânia Farias.

Do Blog com Nonato Guedes