A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), emitiu um comunicado oficial neste domingo (28), assinado pelo ex-reitor da instituição, o professor Vicemário Simões, alegando que desde a última terça-feira (23) tem procurado o professor Antônio Fernandes, escolhido para ser o próximo reitor da universidade, para iniciar o processo de transição, mas até o momento não obteve resposta.
“Desde o último dia 23 até este momento, não conseguimos completar nossa comunicação com o professor Antônio Fernandes Filho para podermos tratar da transição da Reitoria da UFCG. Ainda estamos aguardando o devido contato para, ato contínuo, conversarmos sobre os procedimentos que se fizerem necessários”, diz o comunicado.
A nomeação do professor Antônio para a reitoria da UFCG foi polêmica. Assim como aconteceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ignorou a ordem da lista tríplice (elaborada por eleição da comunidade acadêmica) e nomeou o terceiro colocado.
O primeiro colocado na lista tríplice foi o professor Vicemário Simões, que era o atual reitor à época, e o segundo foi o professor John Kennedy, que chamou a atenção da mídia e da comunidade acadêmica após gravar um vídeo pedido ao presidente para escolhê-lo.
Apesar da polêmica, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que o presidente tem a prerrogativa de indicar qualquer um dos nomes da lista, sem seguir a ordem de votação.
Veja o comunicado emitido pela UFCG:
— UFCG (@UFCG_Oficial) March 1, 2021
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba