A pandemia do novo coronavírus continua fazendo inúmeras vítimas pelo Brasil e, com a classe política não está sendo diferente, o ano mal começou e a pandemia já vitimou ao menos 6 políticos que fizeram carreira no país. Algumas dessas mortes foram resultado da campanha política realizada no fim do ano passado (ano que quando surgiu a pandemia), alguns políticos trabalharam exaustivamente, alguns deles indo para as ruas no auge da doença no país.
Abaixo, confira alguns políticos que morreram vítima da covid-19 só este ano:
João Henrique (PSDB)
O deputado estadual João Henrique (PSDB), morreu no dia 13 de janeiro de 2021, por complicações causadas pela covid-19. O corpo do político foi velado em João Pessoa e enterrado em Monteiro.
O parlamentar paraibano estava internado desde de 7 de dezembro, em hospital particular de São Paulo. Antes disso, ele estava internado em um hospital de João Pessoa no dia 21 de novembro.
De acordo com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a situação de João Henrique se agravou devido a diabetes.
José Maranhão (MDB)
No dia 8 de fevereiro deste ano, a Paraíba também perdeu o senador José Maranhão, o parlamentar estava internado desde o dia 29 de novembro do ano passado. Zé chegou a ser transferido para a UTI do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, em 3 de dezembro; o corpo do congressista foi enterrado em sua cidade natal, Araruna, PB.
Maranhão era o senador mais velho da legislatura atual e também presidente do MDB na Paraíba.
Maguito Vilela (MDB)
O prefeito de Goiânia (GO), Maguito Vilela (MDB), também morreu por complicações da covid-19. Ele tinha 71 anos e estava internado há 81 dias, desde outubro, na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas de suas irmãs por causa do coronavírus.
Vilela foi diagnosticado com covid-19 em 20 de outubro, 1 mês antes do 1º turno das eleições municipais. Foi internado 2 dias depois e transferido para São Paulo com 75% da capacidade dos pulmões comprometida.
No período em que ficou internado, o prefeito foi entubado duas vezes e passou por uma cirurgia por conta de uma hemorragia nos pulmões.
Eleito em 2º turno com mais de 52% dos votos válidos em Goiânia, Maguito só soube da vitória dias depois. Tomou posse no dia 1º de janeiro, no hospital. Desde então, estava licenciado do cargo.
Bonifácio Andrada
No dia 5 de fevereiro deste ano o ex-deputado Bonifácio Andrada morreu na cidade de Belo Horizonte, ele estava internado desde o dia 16 de dezembro de 2020.
Andrada foi deputado federal por dez mandatos consecutivos e integrou a Assembleia Nacional Constituinte, exercendo 60 anos de atividade parlamentar. Foi o político mais longevo do país.
Otoni Queiroz (PDT)
Otoni Queiroz, prefeito eleito de Ereré, Ceará, foi mais um político brasileiro vítima da covid-19. Ele estava internado desde o ano passado e morreu no dia 20 de janeiro deste ano.
O pedetista não chegou a ser empossado, já que estava hospitalizado por complicações da doença desde dezembro de 2020. Segundo familiares, a internação ocorreu no último dia 10 de dezembro.
Em 31 de dezembro, a mãe do prefeito também faleceu vítima da doença. Lucinete Queiroz tinha 78 anos.
Ted Pontes
O ex-deputado estadual do Ceará, Ted Pontes, morreu no dia 23 de janeiro de 2021, em decorrência de complicações da Covid-19. O óbito foi confirmado por um amigo da família. Ele estava internado em um hospital particular da Capital desde 25 de dezembro.
Aliado de Pontes, o ex-prefeito de Caucaia Naumi Amorim (PSD) se solidarizou com a morte do ex-parlamentar. “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do grande amigo e ex-deputado estadual Ted Pontes, que nos deixou na tarde deste sábado vítima da Covid-19. Desejo que Deus possa confortar o coração dos amigos e familiares neste momento de dor”, escreveu, nas redes sociais.
Ted Pontes foi deputado estadual e vereador Constituinte de Caucaia, chegando a presidir a Câmara Municipal, e era membro da Academia de Letras e Artes de Caucaia (Alac).
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba