A prefeitura de João Pessoa recebeu 70 novos respiradores na noite da quarta-feira (24). Os aparelhos vão equipar hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) destinadas ao atendimento de pacientes da Covid-19. Os aparelhos chegam no momento em que a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) especializadas no atendimento da população estão com 86% de ocupação na Região Metropolitana. O prefeito da capital, Cícero Lucena (Progressistas) acompanhou pessoalmente o desembarque dos equipamentos.
Com a instalação desses novos respiradores vindos do Ministério da Saúde, a Capital paraibana chegará a 150 leitos de UTI para pacientes com coronavírus. “Enviamos o ofício para o Ministério da Saúde na última sexta-feira e, cinco dias depois, já estamos recebendo esses equipamentos, que serão um suporte para que a população de João Pessoa possa ter melhores condições de tratamento para a Covid-19”, comemorou Cícero Lucena. Ele disse confiar nas providências que estão sendo adotadas.
De acordo com a secretária executiva de Saúde, Rossana Sá, os novos respiradores serão instalados nos hospitais Prontovida e Santa Isabel e nas Unidades de Pronto Atendimento Bancários, Oceania, Valentina e Cruz das Armas. “Os números de casos de Covid-19 estão crescendo aqui em João Pessoa e esses respiradores significam uma esperança, porque sabemos que vamos poder ajudar a, pelo menos, mais 70 pessoas que estão acometidas com essa doença”, afirmou.
A chegada dos equipamentos ocorre, também, no momento em que as autoridades sanitárias paraibanas temem pelo aumento dos casos da Covid-19. Em João Pessoa, o prefeito assinou um decreto com medidas restritivas que preveem, entre outras coisas, um toque de recolher que vale das 22h às 5h.
Fonte: Blog do Suetoni
Créditos: Polêmica Paraíba