Bruno Filho
Com muita tristeza, li e divulguei mais uma notícia que mancha o esporte da Capital especificamente o futebol, o maior esporte do mundo em grandiosidade e faturamento,esporte que agrega, inclui socialmente e acima de tudo é uma religião em nosso país.Mas, aqui em João Pessoa, não é tratado dessa maneira por nossos comandantes.
Nos 27 Estados de nossa Federação, e mais o Distrito Federal temos pelo menos um Estádio de futebol nas capitais em condições de receber um campeonato regional,menos na Paraíba.Pela enésima vêz o nosso “Almeidão” foi vetado pelo Ministério Público e assim não será palco de nada, para tristeza daqueles que gostam e vivem do futebol.
É inacreditável que ninguém tome uma providência para resolver isso.Temos 3 equipes na cidade, profissionais,que não tem aonde jogar.Gostamos muito do aconchegante Leonardo Vinagre da Silveira,a Arena da Graça, mas lá não há condições para suportar 14 rodadas de campeonato, não há gramado que resista, e as acomodações são modestas também.
Se falarmos em Copa do Brasil então, pioram as coisas, pois poderemos ter pela frente como adversário do CSP, uma equipe “gigante” de nosso futebol, e aí ? Aonde será o jogo ? Parece mentira, mas é verdade.Não temos Estádio para receber quem sabe o Santos de Neymar,ou o Flamengo de Wagner Love, ou o Internacional de Forlan,o melhor jogador da Copa do Mundo da Africa.
Tenho pena, com todo o respeito, de Nelson Lira,Wateau Rodrigues e Josivaldo Alves, presidentes das grandes equipes da Capital.Como fazer o futebol dessa maneira ? precisa ser muito abnegado e gostar muito do clube, caso contrário não conseguiriam. Já é difícil arrumar patrocinadores, as cotas de TV não existem e ainda ficar sem arrecadação.
Os governantes precisam urgentemente tomar uma posição, pois sem teatro não há artista, sem picadeiro não temos circo,sem palco não há espetáculo, e estamos falando de futebol, a paixão nacional.Não venham me dizer que em João Pessoa ninguém gosta de futebol, não é verdade.Como em todo o Brasil e no mundo temos muita gente que gosta sim.
Ainda há tempo, e faço um apelo, façam alguma coisa, salvem o futebol da Capital, e repito,a única que não tem um Estádio para receber o seu quase centenário campeonato estadual.Nem que seja para mais uma vez iludir os torcedores antes de uma providência final.Sensibilizar é dificil, precisa de um tato especial no tratar,mas quem sabe dá certo.
A velha Filipéia não merece isso,João Pessoa não merece isso, e a Paraíba não pode passar esse recibo de incompetência,na verdade seria uma pena se isso acontecesse.Gostaria tanto de poder ver aquilo que meus colegas me contam,mais de 40 mil pessoas vibrando no Estadio que foi construido para isso, mas que está abandonado.
Bruno Filho, jornalista e radialista,que viu em DVD grandes tardes e noites de futebol no José Américo de Almeida Filho.Agora, quer ver ao vivo.