A Secretaria de Estado da Saúde (SES) determinou a implantação de mais cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Cajazeiras, especializado no atendimento à Covid-19 no sertão. A decisão ocorreu depois da superlotação na ocupação das vagas durante a semana. Nesta quinta-feira (18), dos 13 leitos disponíveis, 11 estão ocupados.
Em relação aos leitos de enfermaria, das 15 vagas, 12 estão ocupadas. A habilitação dos novos leitos ocorreu após uma solicitação do deputado estadual Júnior Araújo (Avante), que encaminhou ofício ao secretário da saúde do estado, Geraldo Medeiros. “Serão habilitados mais cinco leitos de UTI, o que vai amenizar a situação e melhorar o atendimento”, disse.
De acordo com o deputado, serão disponibilizados também 5 ventiladores mecânicos, 5 monitores multiparâmetro, 9 bombas de infusão e 5 camas elétricas.
O secretário Geraldo Medeiros disse que a instalação dos leitos é imediata. Ele informou que a situação está sob controle, mas solicitou a colaboração da população na obediência ao distanciamento social.
“Desde antes de ontem estávamos operacionalizando e já estamos finalizando os preparativos. Temos leitos suficientes, pois é uma rede. Momentaneamente um hospital chega a 100%, mas temos leitos em UTI, em Piancó, em Pombal. A rede está bem montada, mas pedimos a colaboração das pessoas”, ressaltou.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba