A Prefeitura de São José de Piranhas, no sertão do estado, publicou um novo decreto estabelecendo novas medidas restritivas com objetivo de combater a pandemia do novo coronavírus em âmbito municipal. Por isso, o comércio local e uma série de serviços e atividades serão fechados até o dia 01 de março.
Conforme o decreto assinado pelo prefeito Chico Mendes, as novas medidas levam em consideração o aumento do número de casos no sertão do estado, a ocupação de leitos de UTI na região e o risco de colapso no sistema de saúde da cidade. Somente os serviços essenciais não serão alcançados pela medida.
O prefeito determinou, de forma excepcional, o fechamento de academias, ginásios, estúdio de pilates, escolas de natação, centros esportivos e congêneres shoppings, galerias comerciais, bares, restaurantes e casas de festas. No caso dos bares, o serviço poderá funcionar através de entrega e retirada dos alimentos.
A suspensão de todas essas atividades vale até o dia 01 de março.
Ainda de acordo com o decreto, também não devem funcionar, neste período, circos, parques de diversão, consultórios odontológicos e salões de beleza. Por outro lado, poderão funcionar supermercados, postos de gasolina, mercearias, padarias, casas de ração, depósitos de água e gás, serviços funerários, oficinas mecânicas e os serviços relacionados à saúde da população.
O decreto municipal proíbe, também, a venda, a distribuição e o fornecimento de bebidas alcóolicas. Os cultos também foram suspensos por igual período, bem como o ingresso em cinemas e teatros. O decreto prevê multa de R$ 100 a R$ 1.000 reais em caso de desobediência, a depender da infração cometida.
Em relação aos serviços essenciais, haverá limitação de horários e a obrigatoriedade de manutenção das regras sanitárias, como distanciamento social e o uso de álcool em gel e máscaras.
Confira o decreto na íntegra:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba