A tubulação da barragem do Reservatório de Atalho, no Ceará, onde ocorreu o acidente que deixou três mortos, estava em testes para enviar as águas do Rio São Francisco para a barragem de Porcos, conforme explicou o coordenador de projetos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Tiago Portela.
“A finalidade dos testes era para botar em operação a estrutura. Aqui, a gente está na barragem de Atalho, aqui perto é a barragem de Porcos, ela envia água e continua o enchimento das estruturas de transposição do Rio São Francisco no Eixo Norte”, disse.
Na tarde desta segunda-feira (8), o engenheiro mecânico Nivaldo Bueno de Camargo, 69 anos, e os técnicos de montagem Mizael Brasil dos Santos, 32 anos, e Heyder Pereira da Silva, 35 anos, faziam testes na estrutura quando a válvula estourou. Eles foram atingidos pela água e morreram. Um auxiliar de mecânico que estava no local foi socorrido e recebeu alta ainda na noite da segunda. Outro trabalhador que também trabalhava na tubulação não teve ferimentos.
Em novembro do ano passado, o reservatório de Atalho recebeu as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco depois de passarem pelo vertedouro do Reservatório de Jati. O reservatório tem capacidade de 100 milhões de m³, mas o volume atual era de 90 milhões de m³.
Devido ao acidente, a transferência das águas da transposição, quem vêm de Salgueiro (PE) para Jati e de Jati para o Atalho, estão suspensas e ainda não há previsão de quando os testes serão retomados. O secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, vai visitar o local hoje para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias em conjunto com o Consórcio Operador e a equipe técnica do ministério.
Fonte: Blog do Magno Martins
Créditos: Blog do Magno Martins