A Polícia Civil da Paraíba, por meio da 13ª Delegacia Seccional (sede em Picuí), prendeu nesta terça-feira, 9 de fevereiro, três comerciantes nas cidades de Picuí e Nova Palmeira, suspeitos de desviar energia elétrica em seus estabelecimentos comerciais. A ação foi coordenada pelo Grupo Tático Especial (GTE) de Picuí, com o apoio do Instituto de Polícia Científica (IPC), a empresa Energisa e as delegacias municipais das duas cidades.
De acordo com o delegado seccional Iasley Almeida, o desvio de energia foi constatado em dois mercadinhos de Nova Palmeira, sendo seus respectivos proprietários presos em flagrante. Já em Picuí, o alvo da investigação foi uma funerária, cujo dono também foi preso, e um comércio de bebidas. O proprietário deste estabelecimento não estava no local, no momento da chegada da polícia.
“É a terceira fase da operação conjunta que fazemos com o IPC e a Energisa, órgãos que comprovam, com seus meios técnicos, a existência do crime. As investigações continuam, porque temos informações de mais pessoas com essa prática delituosa”, disse o delegado.
Os três presos foram autuados por furto de energia elétrica. Eles pagaram fiança, conforme permite a legislação para o caso, e irão responder ao processo em liberdade. O quarto suspeito, que não foi localizado, também será ser submetido a procedimento policial.
Os técnicos da Energisa alertam que ligações clandestinas de energia sobrecarregam o sistema da rede e podem comprometer o fornecimento do serviço à população, aumentando, inclusive, os riscos de incêndio.
“Assim, ao passo em que operações policiais como esta combatem esse tipo de crime, também servem para prevenir acidentes e transtornos diversos à sociedade”, concluiu Iasley.
2ª Superintendência de Polícia Civil
Assessoria de Imprensa
09.02.2021
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba