O ano de 2021 não está sendo nada bom para o São Paulo. A equipe do Morumbi virou 2020 na liderança do Campeonato Brasileiro, mas logo viu o topo ser “roubado” pelo Internacional, muito por conta da péssima sequência que teve: são cinco jogos sem vencer.
Um reflexo da má fase do time tricolor é o baixo número de desarmes: das equipes do torneio, é apenas a 17.ª no quesito. Para efeitos de comparação, o Inter, atual primeiro colocado e com sequência de oito vitórias, é o time que mais neutraliza jogadas adversárias. Os comandados de Abel Braga têm 557 botes certos sobre os rivais, uma média de 17,4 por jogo e efetividade de 84,9%. A equipe de Fernando Diniz fica a frente apenas de Atlético-GO, Athletico-PR e Fortaleza, com 409 desarmes certos, com média de 12,8 por partida.
O fato de interromper menos o ataque adversário acaba sendo refletido no placar. O São Paulo sofreu, em 2021, 12 gols, média de 2,4 por jogo. Com destaque negativo para as derrotas por 4 a 2 para o Bragantino e 5 a 1, em casa, para o Inter. Enquanto isso, os gaúchos sofreram apenas quatro neste ano: dois para o Fortaleza, um para o São Paulo e um para o Grêmio.
Ainda restam seis rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro e o time do Morumbi ainda tem chances de ser campeão, precisando torcer para tropeços de seus concorrentes diretos. Para isso, o técnico Fernando Diniz terá, pela primeira vez em 2021, força total para seus próximos compromissos. Contra o Atlético-GO, neste domingo, o treinador contará com os retornos de Gabriel Sara, de volta após indisposição tirá-lo do duelo contra o Coritiba, e Hernanes, recuperado da covid-19.
Leia Também: Palmeiras e Santos brigam por maior prêmio da história e para reduzir prejuízos
Confira os dados de desarmes dos cinco primeiros colocados do Brasileirão, de acordo com o Footstats:
Inter: 557 certos, média de 17,4 por jogo.
Palmeiras: 526 certos, média de 16,4 por jogo.
Flamengo: 486 certos, média de 15,2 por jogo.
Atlético-MG: 441 certos, média de 13,8 por jogo.
São Paulo: 409 certos, média de 12,8 por jogo.
Fonte: Notícias ao Minuto
Créditos: Polêmica Paraíba