SEM DISTANCIAMENTO

Apresentação cultural dentro de ônibus provoca aglomeração em Campina Grande

Campina Grande é o segundo município da Paraíba com mais casos e mortes por Covid-19 registrados. De acordo com o boletim desta quinta-feira, 28, a cidade tem 17.098 casos confirmados e 505 mortes.

 

Uma ação cultural acabou gerando aglomeração de pessoas, sem distanciamento social, dentro de um ônibus, em Campina Grande, nesta quinta-feira, 28. No vídeo publicado pela Secretaria de Cultura de Campina Grande nas redes sociais, é possível ver passageiros em pé enquanto os artistas tocam músicas dentro do transporte coletivo. O vídeo foi apagado hoje, 29.

A ação denominada de “Integração das Artes” foi realizada pela Secretaria de Cultura de Campina Grande, em parceria com a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTP). Na ação, chamada de “flash mob” pela secretaria, artistas fizeram apresentações durante viagens dentro de um ônibus coletivo.

Nas imagens divulgadas nas redes sociais da secretaria, as pessoas não respeitam o distanciamento mínimo recomendado pelos órgãos de saúde. Além disso, pelo menos um dos artistas, que tocava instrumento de sopro, usava a máscara no queixo para conseguir tocar. Outros participantes e os usuários do transporte público usavam o equipamento de proteção.

De acordo com o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, “eventos com potencial de aglomerar pessoas como eventos artísticos e culturais ainda não devem ser realizados pelos riscos sanitários envolvidos”.

Conforme a secretária de cultura de Campina Grande, Giseli Sampaio, o projeto tem como objetivo levar a arte ao cotidiano das pessoas. “Usamos uma das linguagens das artes, a música. Ela foi pensada no sentido de levar para as pessoas que estavam em trânsito, a relação de proximidade da arte”, disse.

Sobre a aglomeração de pessoas dentro do transporte público, a secretária explicou que os artistas e colaboradores da secretaria embarcaram no Terminal de Integração e encerraram a ação assim que o limite máximo de pessoas foi atingido.

“A quantidade de pessoas quando embarcamos era a quantidade permitida, mas ao longo do percurso, quando outros passageiros foram adentrando no ônibus, percebemos a aglomeração e interrompemos a ação. Ela levou no máximo dois minutos”, explicou.

A assessoria da STTP, também informou que a ação foi interrompida no momento em que a quantidade de pessoas aumentou e não foi possível realizar o distanciamento.

O diretor de Vigilância em Saúde de Campina Grande, Miguel Dantas, que informou que a ocasião seria verificada junto à Vigilância Sanitária do município.

Ainda segundo a gestão executiva de Saúde do estado, “os ambientes fechados e aglomerados, com pessoas muito próximas, a menos de 1,5 metros umas das outras, são muito propícios para alta disseminação do novo coronavírus”.

Campina Grande é o segundo município da Paraíba com mais casos e mortes por Covid-19 registrados. De acordo com o boletim desta quinta-feira, 28, a cidade tem 17.098 casos confirmados e 505 mortes.

Fonte: G1 Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba