Aulas no período da tarde no curso de Direito geram impasse na Universidade Federal da Paraíba

Os alunos do curso noturno de Direito do Campus de Santa Rita da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ingressaram com um recurso na noite da segunda-feira (12) no Colegiado do curso, que funciona provisoriamente na antiga Faculdade de Direito, em João Pessoa. Eles são contrários à implantação de duas disciplinas fora do horário regular de aulas e pedem que as aulas sejam dadas também no período da noite.

De acordo com o recurso, as disciplinas de Direito Administrativo II e Direito Civil III, ambas obrigatórias no quinto período, estão sendo ofertadas apenas no período da tarde. “Diferente do que diz o Edital 26/2009 do Concurso Vestibular (PSS/UFPB) que explicitamente determina 50 vagas para o turno da noite”, expõe a reclamação.

Robson Antão, coordenador do curso de Direito, informou que dez alunos querem a mudança no horário das aulas. Após reunião, a coordenação vai propor a troca das aulas que são dadas à tarde para os sábados.

Na argumentação que acompanha o recurso, os alunos do quinto período citam além da legislação que regulamentou o concurso vestibular com vagas distintas para os turnos da manhã e noite, outras normas dos Conselhos Superiores da UFPB, como o Projeto Político Pedagógico do Curso, que também de forma explícita determina aulas no turno da noite, abrindo uma única exceção para o Estágio Supervisionado, cujo horário deve se adaptar aos horários de expediente e funcionamento dos tribunais.

Os alunos ainda citam dados do Ministério da Educação e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), acrescentando algumas considerações sobre a expansão das vagas nas instituições públicas como forma de acesso da classe trabalhadora e lembram que muitos estudam à noite porque trabalham durante o dia.

A turma também pede urgência na apreciação do recurso, já que as matrículas prévias estão previstas para começar na sexta-feira (16).