Em dezembro de 2020, a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão, em Catolé do Rocha, de uma carga de 752 quilos de cocaína que estavam sendo transportadas em um avião. À época, a Polícia Civil da Paraíba e o governador João Azevêdo (Cidadania) disseram que havia sido solicitado junto à Justiça para que o governo do estado utilizasse o avião para auxílio no combate ao tráfico, e também, com maior urgência, no transporte de doses de vacina contra a covid-19 na Paraíba. A situação, no entanto, está longe de ser resolvida.
Em contato com a redação do Polêmica Paraíba, o secretário de estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, explicou como está o processo neste momento. A Polícia Civil solicitou junto à Justiça o uso dessa aeronave dias após a apreensão, porém o pedido ainda não foi acatado, e não há previsão, por parte do secretário, de quando ele será aprovado. Não há sequer garantia de que ele seja aceito.
Esse, contudo, não é o único porém. Jean Nunes explicou que após uma possível liberação, ainda há todo o processo burocrático exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que a aeronave possa operar legalmente.
Entre esses processos, são necessárias uma manutenção no avião, a realização de um contrato de seguro e até de combustível. “Tudo isso leva um tempo. Não vai ser de imediato” disse o secretário.
Não só isso, Jean Nunes explicou que ainda seria necessário fazer um treinamento para um piloto poder operar a aeronave. Segundo ele, nem a Paraíba e nem estados vizinhos no Nordeste têm uma aeronave desse tipo, o que faz necessário que um piloto seja treinado.
Por fim, Jean Nunes reafirmou que sim, que a Paraíba deseja utilizar a aeronave para o auxílio no transporte de doses da vacina contra covid-19 e também para o combate ao tráfico de drogas.
Atualmente, o avião está estacionado no hangar do Governo do Estado no aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, no aguardo dessa decisão da Justiça.
Relembre
No dia 9 de dezembro, quatro homens foram presos em flagrante com uma carga de 752 quilos de cocaína transportada em um avião, em Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba. A apreensão aconteceu após denúncias sobre a chegada da droga pelo aeródromo da cidade. O avião foi interceptado assim que aterrissou. Na ação, foram detidos o piloto, o copiloto e outros dois suspeitos que estavam no avião.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba