A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta segunda-feira (18) que a escolha do próximo presidente da Casa, assim como a nova Mesa Diretora, acontecerá, de forma presencial, no dia 1º de fevereiro.
O regimento interno da Câmara não define uma data para a eleição da Mesa Diretora no terceiro ano do mandato, como é o caso deste ano. A única restrição é de que teria que acontecer até 2 de fevereiro, data de término do recesso parlamentar.
A data e a forma de realização foi motivo de discussão entre os dois principais candidatos e seus grupos para a presidência: Baleia Rossi (MDB-SP), candidato apoiado pelo atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e Arthur Lira (PP-AL), que é o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Rossi, Maia e seu grupo defendiam que defendia que deputados de idade ou que fazem parte de grupos risco da covid-19 pudessem votar remotamente. Maia defendia também que a eleição ocorresse no dia 2.
Já Arthur Lira defendia 1º de fevereiro como o dia da votação, para coincidir com a eleição no Senado, que também deve ocorrer no primeiro dia de fevereiro. Lira temia que com um dia mais com Maia na presidência da Casa, dando mais um dia de articulações entre Maia, Rossi e seu grupo.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba