Reestruturação

Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária; adesão pode chegar a 5 mil funcionários

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado, com a expectativa de que a adesão chegue a 5 mil funcionários. Segundo o Banco, haverá também a desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento.

O Programa de Adequação de Quadros (PAQ) visa ajustar a força de trabalho do banco, mudando empregados de setores com excesso de pessoal para outros com vagas disponíveis. Os empregados poderão fazer movimentações laterais e também optar pelo desligamento. O Programa de Desligamento Extraordinário (PDE) abrange todos os funcionários que atenderem aos pré-requisitos.

Conforme o banco, as ações “visam otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco, contribuindo para a redução de despesas e para a melhoria da eficiência operacional”.

A economia líquida anual estimada com as ações de reduções de custos implementadas pelo banco é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.

Reestruturação 

Além da desativação de 361 unidades (sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento), haverá também a conversão de 243 agências em pontos de atendimento e outros 8 pontos serão transformados em agência.

É esperado também a transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem guichês de caixa, a relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios e a criação de 28 unidades de negócios.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba