polêmica

'Isso é uma tentativa de golpe', diz deputado republicano sobre EUA

 Manifestantes invadiram o Congresso americano, durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito.

O deputado republicano Adam Kinzinger disse que protestos realizados na tarde de hoje a favor do presidente Donald Trump, e que acabaram em tumulto e confronto, seriam uma tentativa de golpe nos Estados Unidos. Manifestantes invadiram o Congresso americano, durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito.

“Esta é uma tentativa de golpe”, escreveu Kinzinger, nas redes sociais.

Nos protestos de hoje, dois prédios do Capitólio, foram evacuados por uma suposta ameaça de bomba, segundo informações veiculadas pela imprensa norte-americana. Vários pacotes suspeitos foram encontrados pela polícia em volta do Cannon House Office e da Madison Library of Congress Building.

Os dois prédios precisaram ser evacuados e congressistas saíram às pressas.

Nas redes sociais, a republicana Nancy Mace compartilhou um vídeo de manifestantes em confronto com a polícia do Capitólio. “Isto está errado. Não somos assim. Estou com o coração partido por nossa nação hoje”.

No dia 5 de novembro, o deputado republicano Adam Kinzinger já havia feito referência indiretamente à fala de Trump sobre votos legais para criticar a divulgação de notícias falsas.

“Queremos que todos os votos sejam contados, sim, todos os votos legais (é claro). Mas, se houver dúvidas legítimas sobre fraude, apresente evidências e leve-as ao tribunal. Pare de espalhar desinformação que já foi desmentida… Isso está ficando insano”, escreveu o político, eleito pelo Estado de Illinois.

Fonte: UOL
Créditos: UOL