A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou nesta quinta-feira (24) que a partir de janeiro irá testar alunos, professores, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados que tiverem sintomas de covid-19, com o intuito de garantir um retorno gradual mais seguro das aulas presenciais na instituição.
De acordo com a UFPB, serão oferecidos testes do tipo RT-PCR, que detecta a presença do RNA (ácido ribonucleico) do novo coronavírus em amostra obtida por meio de swab (cotonete), na mucosa do nariz ou da garganta. A coleta deve ser feita entre o terceiro e décimo dia após o início dos sintomas, período da contaminação no qual o vírus está mais presente
Inicialmente, estão previstas 20 coletas diárias, de segunda a sexta-feira, no período da manhã, das 8h às 12h, em uma sala da Superintendência de Infraestrutura, no prédio da antiga Prefeitura Universitária da UFPB, no campus I, em João Pessoa.
A data exata do início da operação e os detalhes da execução ainda serão definidas pela UFPB após a divulgação da escala da equipe de enfermagem responsável pela testagem. Uma capacitação dos profissionais que serão responsáveis pela coleta já foi realizada pela instituição.
A testagem para covid-19 na UFPB será financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O projeto tem a finalidade de ampliar o número de testes na Paraíba. A UFPB realiza exames de covid-19 desde abril, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB).
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba