A pandemia fez muita gente mudar os planos e inovar em meio as dificuldades causadas pelo Covid-19, principalmente em relação aos eventos tradicionais que reúnem bastante gente. Casamentos, aniversários, shows, sofreram algumas alterações no decorrer de um ano tão atípico.
Com todas essas mudanças como ficam as tradicionais festas de fim de ano, Natal e Ano Novo? Os eventos em família serão diferentes esse ano. Muitas famílias perderam algum ente querido para a temida doença e estão sem clima para comemorar. Alguns ainda se arriscam e vão tentar fazer o Natal sem beijos e abraços e com um item indispensável nos últimos meses, a máscara.
Mourão diz esperar início da vacinação contra covid-19 em fevereiro
Para Gabriela Braga, a tradição das festas em família deve permanecer, mas seguindo todos os cuidados para evitar a contaminação.
“Todo ano passamos as festas juntos, como somos muitos irmãos, qualquer pequeno encontro, vira uma grande festa. Em relação ao covid, a maior parte já testou positivo, mas mesmo assim manteremos os cuidados recomendados, sem deixar de curtir a família. ”
A “aposta segura” e recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que famílias e amigos não se encontrem esse ano para evitar a propagação do vírus. No Brasil os casos de Covid-19 só aumentam, até agora 189.220 foram infectadas e não resistiram.
Pensando nisso, a família de Isabela Oliveira decidiu inovar e entrar no clima das festas de uma maneira que ficou bastante conhecida nesse período de pandemia, as chamadas de vídeo.
“Quando batia a saudade fazíamos chamada de vídeo, para tentar amenizar. E assim foi em vários períodos especiais desse ano, aniversários, revelação de gravidez e até contar alguma fofoca. Nesse Natal será do mesmo jeito, antes do jantar sempre fazemos uma oração de agradecimento pelo ano e assim será, só que pelo celular com o restante da família conectados e sem riscos.”
Ficar em casa neste ano pode ser um sacrifício dos grandes, a saudade dos familiares só aumenta, mas a tecnologia será uma ‘convidada’ fundamental também nesse período.
Se mesmo com todas as recomendações da OMS, você escolher reunir a família, os principais cuidados, segundo os especialistas, devem ser:
- Use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo
- Tenha um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca entre os usos
- Tenha uma máscara limpa extra, para o caso de necessidade de troca (tempo de uso, umidade ou sujeira)
- Evite aglomerações e mantenha a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes
- Evite apertos de mão ou abraços. Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados;
- Evite o uso de ar-condicionado
- Lave as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou use álcool 70%
- Não compartilhe objetos, como talheres ou copos, e maquiagens
- Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados (exemplo: utensílios para servir a comida, jarras e garrafas), lave as mãos com água e sabão ou álcool 70%;
- Limite o número de convidados de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si
- Oriente seus convidados a levarem suas próprias máscaras
- Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto
- Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente
- Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados
- Não deixe que os convidados formem filas para serem servidos
- Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia
- Organize espaços separados para pessoas que moram juntas
- Tenha sabão e papel para secagem de mãos disponíveis no banheiro
- Evite o uso de toalhas de pano
- Disponibilize álcool 70% em gel nos ambientes
- Use lixeiras com pedal para que as pessoas descartem seus lixos sem precisar colocar as mãos na tampa
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Larissa Freitas