Reginaldo Pereira garante doação de terreno para construçao de uma unidade do IFPB em Santa Rita

Após seis anos de lutas da população de Santa Rita, o prefeito eleito Reginaldo Pereira (PRP), garantiu ao Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, João Batista de Oliveira Silva, que tão logo assuma a Prefeitura de Santa Rita, irá fazer a doação de uma área localizada próxima ao Posto Planalto, às margens da BR 230, para construção do equipamento educacional.

Reginaldo reuniu-se com o Reitor do IFPB nesta segunda-feira (5), e se comprometeu envidar todos os esforços necessários para dotar a cidade de um IFPB, voltado para profissionalizar os cidadãos de Santa Rita.

“Eu conheço Santa Rita como a palma da minha mão, então o terreno será entregue logo. E não importa onde seja, faremos o que for necessário. Transporte não é problema, porque quem fizer o transporte coletivo terá o compromisso de passar por lá. Não teremos problema também com telefone, água e tudo o que precisar, não teremos obstáculo, já que eu não posso perder a escola técnica”, afirmou Reginaldo durante a reunião.

Já o reitor João Batista, disse que o IFPB está assegurado porque Santa Rita enquadra-se dentro dos planos do Ministério da Educação, que é de dotar os municípios com mais de cem mil habitantes com pelo menos uma unidade do IFPB. João Batista informou que já estão prontos os projetos arquitetônico, de engenharia e acadêmico, faltando, tão somente, o terreno para a edificação.

Segundo o reitor, com essa garantia de doação do terreno por parte do prefeito eleito Reginaldo Pereira, a construtora levará de dez a 18 meses para terminar a primeira fase, constituída de bloco acadêmico e bloco administrativo, e antes mesmo da entrega desta primeira fase, já é possível o IFPB começar a funcionar.

Além das salas da aula, o IFPB de Santa Rita terá laboratórios, quadras de esportes, campo de futebol, auditório, entre outros, que irão gerar também emprego e renda para a cidade e toda a região. “Para iniciar, serão 110 concursados e ainda o pessoal terceirizado. Iremos movimentar a economia do município”, ressaltou o reitor João Batista.

No primeiro ano, 400 alunos serão atendidos e em três anos, a meta é atingir 1200 estudantes, com os cursos técnicos Integrado de Açúcar e Álcool e Subsequente em Segurança do Trabalho, e ainda o Curso Superior de Tecnologia de Gestão da Produção Industrial.

Ao fim do encontro, o reitor mostrou-se otimista e certo de que agora o IFPB sairá do papel: “O prefeito Reginaldo é uma pessoa determinada, uma pessoa futurista e sonhadora, e ele vê uma Santa Rita diferente, com ideias para desenvolver a região, tendo a educação como carro chefe”.