O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, disse que uma possível retomada das aulas na rede estadual de ensino em fevereiro vai depender do cenário da saúde durante o período. A declaração foi dada nesta segunda-feira (21) em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan.
Claudio explicou que mesmo com a vacina prestes a chegar, o processo de imunização de alunos, professores e funcionários deve demorar, para que haja uma volta às aulas “normal”.
“Sabemos também que, mesmo iniciando um processo de vacina, o processo de imunização é lento, ou seja, leva tempo, uma vez que a vacina será aplicada em duas doses. Isso leva um tempo para a imunização para que você possa voltar a questão de um normal. Devem ser obedecidos protocolos”, disse.
O secretário lembrou que a secretaria estadual de Educação, junto com a secretaria estadual de Saúde, estão realizando um inquérito sorológico em todo o Estado para avaliar a possibilidade de retorno às aulas presencias nas escolas.
Ainda segundo Claudio, nenhum aluno será prejudicado pedagogicamente no retorno às aulas. O secretário explicou que a rede estadual irá seguir uma recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a aprovação dos alunos para a série seguinte.
“A gente está pensando no itinerário contínuo 2020-2021, fazendo avalição dos estudantes, você vai fechar esse ano letivo com essas notas que foram feitas com os estudantes. Aqueles estudantes que por algum motivo tiveram algum problema, você vai fazer com que ele tenha reforço e que veja o que perdeu no ano anterior, de modo que ele continue na trajetória dele para que não aconteça perdas do ponto de vista pedagógico”, explicou Claudio.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba