Durante a solenidade de lançamento do plano de vacinação contra a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (16), que a pandemia causada pelo Coronavírus “nos afligiu desde o início”. Na época em que os primeiros casos começaram a surgir no Brasil, no fim de fevereiro e início de março, Bolsonaro chegou a afirmar que havia “histeria” em torno da doença.
Em seu discurso, o presidente também disse que, se alguém tomou alguma atitude exagerada durante a pandemia, foi no “afã de encontrar uma solução”.
“Realmente, nos afligiu desde o início. Não sabíamos o que era esse vírus, como ainda não sabemos em grande parte, doutor Caiado [Ronaldo Caiado, governador de Goiás]. E nós todos, irmanados, estamos na iminência de apresentar uma alternativa concreta para nos livrarmos desse mal”, afirmou Bolsonaro.
“A grande força que todos nós demonstramos agora é a união para buscar a solução de algo que nos aflige há meses. Se algum de nós extrapolou ou até exagerou, foi no afã de buscar solução”, completou o presidente.
Bolsonaro, desde o início da pandemia, tem criticado medidas tomadas por governos de estados e municípios para conter a propagação do Coronavírus, como o fechamento de parte do comércio e isolamento social. Apesar de essas medidas serem recomendadas por autoridades sanitárias, Bolsonaro defende ações mais brandas, como o isolamento apenas de idosos.
Nesta terça-feira (15), Bolsonaro disse que não tomará a vacina. Ele também defende que os brasileiros assinem um termo de responsabilidade antes de serem imunizados. Especialistas criticaram a postura do presidente e disseram que essas ações atrapalham o combate à pandemia.
Fonte: com G1
Créditos: com G1