O médico Cláudio Sérgio Martins Júnior, de 32 anos, retornou esta semana à linha de frente do combate ao novo coronavírus em São Vicente, no litoral de São Paulo. O profissional ficou internado por 59 dias, sendo 30 deles em coma induzido, após complicações causadas pela covid-19.
No início da pandemia, Cláudio atuava em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e no Hospital Municipal de São Vicente. Após meses atuando na linha de frente, ele começou a sentir uma febre. Após isso, outros sintomas apareceram, como cansaço forte e, pouco tempo depois, a saturação começou a baixar.
Com os sintomas, o médico se isolou e passou a acompanhar a situação e evolução da doença de casa. O médico precisou ir ao hospital quando o cansaço ficou muito forte. Mesmo com medicações, 25% do pulmão já estava comprometido. Ele voltou para casa, mas, depois da persistência dos sintomas, retornou ao Hospital Santa Casa, onde ficou internado.
A internação ocorreu em agosto, e o médico teve alta apenas em outubro. Foram 59 dias, período em que seu pulmão chegou ficar 80% de comprometido. O seu intestino também sofreu com complicações da doença: uma isquemia mesentérica, condição que fez com que ele precisasse retirar 45 centímetros do intestino delgado. Cláudio Sérgio também precisou passar por uma uma traqueostomia, ficando 36 dias entubado, em coma induzido.
Fonte: Polêmica Paraíba com G1
Créditos: Polêmica Paraíba com G1