O professor Jonas Souza, do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba, comentou nesta terça-feira (15) a nota emitida pela Reitoria da instituição sobre a agressão de seguranças contra um grupo de estudantes que realizavam um trabalho de cuidado e controle de gatos no Campus I em João Pessoa.
À reportagem do Polêmica Paraíba, o docente disse que o conteúdo da nota assinada pelo reitor Valdiney Gouveia o surpreendeu negativamente porque para ele parte do conteúdo relata casos que não tem a ver com o que de fato aconteceu, como se o objetivo fosse desviar a atenção do caso, e omite a conduta dos seguranças, que armados, e escondendo a própria identificação com radiocomunicadores, invadem, sem motivação legítima uma sala de pesquisa fazem ameaças aos alunos.
Na avaliação do professor Jonas, a reitoria da UFPB não planeja a gestão de segurança, o que é perigoso, pois isso pode gerar novos casos do tipo. Ele cobra da Universidade uma revisão dos protocolos de segurança e que a gestão do setor seja eminentemente técnica.
“Imagine você estudar em um lugar e ter medo da segurança. Não quero criminalizar a segurança, mas a gente precisa de protocolos claros para proteger a comunidade acadêmica como um todo, estudantes, professores, técnicos administrativos e os próprios seguranças”, avaliou.
Por fim, o docente espera que a nota emitida pela Reitoria da UFPB não passe de uma falha de comunicação.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba