luto no sertão

COVID-19: Hospital confirma morte do bioquímico Ivan Cavalcanti; corpo já segue para Cajazeiras

O corpo do bioquímico já deixou João Pessoa, com previsão de chegada em Cajazeiras às 21h. O sepultamento vai ser no Cemitério Coração de Maria, centro da cidade.

O bioquímico cajazeirense Ivan Cavalcanti, 66 anos, teve a morte confirmada na manhã deste domingo (13) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de João Pessoa, depois da equipe médica realizar manobras do protocolo necessário, em decorrência da morte encefálica registrada neste sábado (12).

Com Covid-19, na madrugada de quinta-feira (10) para sexta-feira (11), Ivan sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e precisou realizar um procedimento cirúrgico de urgência o que agravou o seu estado de saúde. Após dois dias, Ivan não resistiu.

O corpo do bioquímico já deixou João Pessoa, com previsão de chegada em Cajazeiras às 21h. Na cidade, o caixão vai passar em frente ao laboratório onde vai receber a bênção de um padre, seguindo direto para o enterro no Cemitério Coração de Maria. Parentes e amigos estão se mobilizando para esperar a chegada do corpo na entrada da cidade, próximo a Dical. Os organizadores da homenagem pedem a quem puder que leve flores.

No último dia 30 de outubro, Ivan Cavalcanti concedeu sua última entrevista ao programa “Olho Vivo”, da TV Diário do Sertão.

Trajetória
Natural de Cajazeiras, filho único de Agostinho Oliveira (in memorian) e Terezinha Cavalcanti, o bioquímico Ivan Cavalcanti, era casado com Alcineide Mangueira, com quem teve dois filhos e era um dos mais conceituados profissionais do interior do Nordeste e seus laboratórios, espalhados em cidades dos estados da Paraíba e Ceará, possuem de credibilidade e respeito na área de análises clínicas.

Formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cavalcanti participou de vários congressos e cursos sempre se aperfeiçoando e trazendo o que havia de moderno para os seus laboratórios.

Ivan Cavalcanti também exerceu atividades acadêmicas, tendo sido professor do Colégio Estadual Professor Crispim Coêlho, mais conhecido como o Estadual de Cajazeiras.

Homenagens
Nas redes sociais, a morte de Ivan Cavalcanti foi lamentada por diversas personalidades.

O médico, ex-prefeito e ex-deputado Antônio Vituriano de Abreu lamentou a morte de Ivan pela Covid-19.

O Apostolado da Oração da Diocese de Cajazeiras, em sua página oficial disse: “Grande benfeitor da igreja de Cajazeiras, o Dr. Ivan deu sua importante contribuição na edificação do Reino de Deus”.

O Apostolado da Oração da Diocese de Cajazeiras lamenta o falecimento do Dr Ivan Cavalcanti, bioquímico cajazeirense….

Publicado por Apostolado da Oração: Diocese de Cajazeiras em Sábado, 12 de dezembro de 2020

O Grupo de Amigos Diabéticos em Ação (GADA) destacou o compromisso do bioquímico com a saúde no interior do estado.

Publicado por Gada Cajazeiras em Sábado, 12 de dezembro de 2020

A jovem Jussandra Ferreira que trabalhou no laboratório de Ivan Cavalcanti em São João do Rio do Peixe, usou suas redes sociais para homenageá-lo e disse que o considera como um pai.

Passei 8 anos trabalhando no seu laboratório (posto de São João), foi o melhor período da minha vida, tem coisas que são para a vida inteira, e o senhor é uma delas , foi um pai pra mim 😭😭😭😭e com o coração 💔.

Publicado por Jussandra Ferreira em Sábado, 12 de dezembro de 2020

O vereador Marcos Barros também lamentou a morte de Ivan e disse que foi seu aluno no Colégio Estadual.

Infelizmente nosso amigo e meu ex. Professor Ivan Cavalcante, perdeu pra esse grande mal, Covid-19, meus sentimentos a toda família! MB

Publicado por Marcos Barros Barros em Domingo, 13 de dezembro de 2020

O empresário Assuero Rolim disse que a morte de Ivan Cavalcanti deixa a Paraíba triste.

Como são as coisas da vida né, o senhor que sempre nos manteve em orientações sobre os devido cuidados e atenção contra…

Publicado por Assuero Rolim em Domingo, 13 de dezembro de 2020

A Superintendência de Trânsito (SCtrans) de Cajazeiras também destacou a compromisso que Dr. Ivan tinha pela saúde no sertão da Paraíba.

O sindicalista e membro do Conselho Municipal de Saúde, Janncy Ermesson lembrou da cordialidade do bioquímico.

Quem nunca fez uma visita, seja de cortesia ou de trabalho ao Dr. Ivan e não foi convidado pelo o mesmo a conhecer o seu…

Publicado por Janncy Ermesson Pereira em Sábado, 12 de dezembro de 2020

A Polícia Civil de Cajazeiras também prestou homenagem a Ivan Cavalcanti e solidarizou-se com a família.

Fonte: com Diário do Sertão
Créditos: com Diário do Sertão