Polêmicas

Eleições fortalecem lideranças da Paraíba

Nem bem foi encerrada a apuração dos votos das eleições municipais da Paraíba, as especulações quanto às lideranças políticas que se mantêm no poder e, principalmente, às novas que emergiram após a disputa pelo voto, divide opiniões, que já estão de olho nas Eleições 2014.

“Na Paraíba, para que um partido possa participar do jogo político, tem que ser detentor de pelo menos um dos seguintes cargos: governador do Estado, senador, prefeito de João Pessoa e de Campina Grande. Se tiver um deputado federal, já é alguma coisa”, defende o cientista político Gilbergue Santos.

Para o cientista, o maior número de cadeiras na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), bem como de prefeitos e vereadores, influencia no futuro político de suas bases eleitorais. “É que os cargos são o próprio oxigênio dos partidos, sem eles as agremiações não podem, não querem e não sabem atuar na seara política”, justifica Gilbergue.

Nesta linha de raciocínio, o PEN deverá ser a legenda com maior perspectiva de ampliação de lideranças nas eleições em 2014 na Paraíba. Com, atualmente, nove deputados estaduais da Paraíba filiados à nova legenda, a expectativa do seu líder extraoficial, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Ricardo Marcelo (PEN), é que o partido desponte nas eleições estaduais. “Vamos abrir diretórios nos 223 municípios.

Já estamos catalogando em torno de 70 municípios que pediram filiação ao partido. Vai ser muito forte. Já temos a maior bancada na Casa e deveremos chegar a onze deputados”, comenta.

No entanto, o cientista acredita que o PSB do governador Ricardo Coutinho (PSB) desponta como o grande campeão dessas eleições e que deve se projetar ainda mais nas próximas eleições. “O PSB elegeu onze prefeitos em 2008. Agora saltou para 35 prefeitos, em que pese ter perdido a prefeitura de João Pessoa, devido às inabilidades políticas do governador Ricardo Coutinho, que sai derrotado desse processo por dois motivos: por não ter conseguido levar sua candidata ao 2º turno em João Pessoa e pela grande quantidade de aliados que perdeu”, disse.

Já o PSDB perdeu em quantidade. Dos 41 prefeitos eleitos em 2008, nas eleições deste ano elegeu apenas 28. Entretanto, a vitória dos tucanos em Campina Grande aumentou ainda mais a força do seu maior líder, o senador Cássio Cunha Lima. “O PSDB ganhou a prefeitura de Campina Grande e segue com duas cadeiras no senado. Cícero Lucena tem mandato até 2015 e Cássio vai até 2019”, afirma.