A Federação Paraibana de Futebol (FPF) deu mais um passo importante para definir o formato de disputa do Campeonato Paraibano 2021. É que a entidade vai reunir os clubes a partir das 15h da próxima segunda-feira (14), para o Arbitral. Na ocasião, os oito times que vão disputar a elite do futebol do estado vão acordar as datas e o formato de disputa da 111ª edição do estadual. A partir do ano que vem, a competição vai passar a ser disputada com duas equipes a menos, mas o rebaixamento permanece como anteriormente, ou seja, dois caem para a Segundona.
A intenção da FPF era que o Campeonato Paraibano começasse no dia 10 de fevereiro, isso para que a competição tenha mais datas do que o disponibilizada pela CBF, com o calendário 2021 tendo início no dia 28 do mesmo mês. No entanto, como o Regulamento Geral das Competições da própria entidade nacional exige um prazo de 60 dias da reunião até o estadual, a competição só vai poder ter início a partir de 14 de fevereiro.
Para 2021, o Campeonato Paraibano vai contar com oito equipes:
- Atlético de Cajazeiras
- Botafogo
- Campinense
- Nacional de Patos
- Perilima
- São Paulo Crystal
- Sousa
- Treze (atual campeão).
Na edição de 2020, CSP e Sport Lagoa Seca foram rebaixados, e como a 2ª divisão não foi disputada por causa da pandemia da Covid-19, não houve acesso. Com isso, a FPF enfim vai poder conceber uma ideia antiga, que era a reduzir o número de participantes na elite do futebol da Paraíba. Apesar disso, a entidade quer manter a quantidade de rebaixados, que são dois por ano.
Na próxima temporada, porém, os dirigentes dos clubes, em acordo com a federação, vão poder modificar o regulamento, com direito a um calendário maior do que o disponibilizado pela CBF. Isso, é claro, se começar antes do dia 28.
Fonte: GE
Créditos: GE