O ex-presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, advogado Ronaldo Xavier, alertou para os possíveis golpes através das redes sociais durante esta sexta-feira (27), dia em que o comércio eletrônico celebra a Black Friday, dia de várias promoções.
“Os criminosos aplicam inúmeros golpes, principalmente com as redes sociais. Usando WhatsApp, com links falsos e anunciado falsas promoções. O consumidor tem que ficar atento. Se tiver interesse em um produto, entre direto no site da empresa pelo seu navegador ou aplicativo”, sugeriu Ronaldo.
O advogado também alertou para o fato de o cliente não cair em pegadinha de preços. Clientes reclamam que empresas aumentam o preço de seus produtos próximo à Black Friday, para que quando chegue o dia de promoções, o desconto anunciado pareça maior do que realmente é.
“Se o consumidor não fez essa pesquisa prévia, o ideal é usar comparadores de preços porque assim terá uma ideia de como variou o valor do produto nesse período e ver se realmente a promoção vale a pena”, explicou.
Por último, Ronaldo Xavier esclareceu os direitos do consumidor caso o mesmo se arrependa ou haja insatisfação com a compra do produto.
“Quando você faz uma compra em uma loja virtual, você tem sete dias para fazer a devolução, por qualquer razão. Se for loja física é diferente. Tanto loja física quanto loja virtual tem que recorrer à garantia. Bens duráveis, garantia de pelo menos 30 dias. Ainda assim, caso o consumidor se sinta prejudicado, ele deve procurar os órgãos de defesa do consumidor, como os Procons de sua cidade, a Defensoria Pública, ou, dependendo do caso, um advogado de sua confiança”, finalizou.
Fonte: Polêmica Paraíba com MaisPB
Créditos: Polêmica Paraíba com MaisPB