Segundo a Federação Internacional de Diabetes existem no planeta 463 milhões de diabéticos. O Brasil se encontra como o 5º país em incidência de diabetes no mundo, ou seja, possui 16,8 milhões de doentes adultos.
O aumento da prevalência de diabetes decorre de uma complexa interação de fatores ambientais, socioeconômicos, demográficos e genéticos, explica a Gerente e Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh), a médica endocrinologista Alana Abrantes.
No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, com o objetivo de levar informações sobre a doença para a população. Assim, é importante que as pessoas saibam como identificar a enfermidade para iniciar o tratamento o quanto antes, já que é estimado que 50% das pessoas que possuem o diabetes desconhecem o seu diagnóstico.
Os principais sintomas são fome e sede excessiva, além da vontade de urinar com alta frequência, perda de peso, feridas que demoram a cicatrizar, visão embaçada. Dependendo do tipo da do diabetes podem surgir sintomas específicos.
O diabetes é uma doença endócrina caracterizada pela insuficiência ou má absorção da insulina pelo pâncreas. Com isso, acontece um desajuste e aumento dos níveis de glicose no sangue (glicemia).
Segundo Alana Abrantes alguns fatores de risco são: obesidade, sedentarismo, consumo exacerbado de alimentos processados, alcoolismo, entre outros. Assim, manter hábitos saudáveis é fundamental para prevenir a doença. Atitudes como praticar exercícios físicos regulares e manter uma alimentação balanceada são essenciais para se evitar o diabetes. Para os que já são portadores da doença deverão seguir as orientações médicas e dos demais profissionais envolvidos no tratamento.
CAMPANHA
Este ano, o tema da campanha Novembro Azul Diabetes é: Enfermeiros fazem a diferença, como forma de valorizar esses profissionais pela sua importância no tratamento desta patologia.
AÇÕES
Neste ano, devido à pandemia, a campanha não contará com ações presenciais. Mas através dos portais e das redes sociais da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia é possível encontrar diversos conteúdos sobre a doença. Informe-se!
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba