Quase três mil policiais vão atuar na segurança do segundo turno das eleições na Paraíba

A Secretaria de Segurança Pública da Paraíba divulgou nesta sexta-feira (26) o funcionamento da Operação Voto Seguro II, responsável pela segurança do pleito eleitoral que acontecerá nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. A operação foi iniciada nesta manhã e contará com um efetivo de 2.887 homens e mulheres, divididos em 2.500 policiais militares, 240 policiais civis e 147 bombeiros militares.

Como o pleito eleitoral de segundo turno só acontecerá em duas cidades do estado, o planejamento operacional da Polícia Militar foi feito levando em conta a divisão por bairros. Aqueles que registraram alguma ocorrência eleitoral no primeiro turno, como nos casos do Valentina, Geisel e Funcionários – na capital, e Mirante e Vila Cabral de Santa Terezinha – em Campina, ganharam atenção especial para a distribuição do efetivo.

Este ano, o setor de Tecnologia da Informação da corporação inovou e desenvolveu um novo sistema que proporcionou o acompanhamento das ocorrências eleitorais em tempo real. Do último dia 8 de outubro até a quinta-feira (25) nenhuma foi registrada, comprovando a tranquilidade com que ocorreu a campanha eleitoral nos dias que antecedem o pleito.

A Polícia Militar ficará encarregada de guardar as urnas, nos 311 locais de votação nos dois municípios paraibanos onde acontecerá 2° turno. Pelo menos dois PMs estarão presentes em cada um desses locais. No total, 1.450 policiais militares farão a segurança em João Pessoa, sendo 370 deles oriundos do reforço e os demais do policiamento ordinário.

Em Campina Grande, o policiamento contará com 950 oficiais e praças, sendo 230 extras. Além deles, 100 PMs ficarão de prontidão no Centro de Educação (CE), em Mangabeira (capital), podendo auxiliar a segurança em qualquer um dos locais de votação, caso seja solicitado. Eles também serão disponibilizados para ajudar no policiamento durante as festas de comemorações.

Na capital, 14 delegacias estarão abertas em regimes de plantão, sendo nove delegacias distritais e cinco especializadas, com 170 policiais de serviço. Em Campina Grande, o plantão será realizado na Central de Polícia e terá 70 policiais civis disponíveis.